Direito E Legislação Em Inormática
Pesquisas Acadêmicas: Direito E Legislação Em Inormática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cellemfs • 22/3/2015 • 474 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
PORTFÓLIO 01
DIREITO E LEGISLAÇÃO EM INFORMÁTICA
Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina de Direito e Legislação em Informática.
Prof. Edival Pereira da Gama
Guarulhos
2015
Respostas
...............................................................................................................................
1. A forma como o trabalhador deve receber seus vencimentos é regulamentada por determinadas leis, muitas vezes desrespeitadas pelo empregador. O artigo nº 463 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, por exemplo, diz que o salário deve ser pago em espécie, ou seja, em dinheiro, e na moeda corrente do Brasil.
No entanto, por entender que a legislação deveria acompanhar a evolução tecnológica, em 1984, a Portaria nº 3.281 do Ministério do Trabalho autorizou as empresas localizadas em perímetros urbanos a efetuarem os pagamentos de seus funcionários em cheque ou por depósito bancário.
artigo nº 463 e artigo nº 464
2. Otraso no pagamento do salário (mora salarial) por parte do empregador acarreta a rescisão indireta do contrato de trabalho, cumulando com o pagamento de todas as verbas rescisórias por parte do empregador.
3. - Proteção contra abusos do empregador
- Proteção contra a imprevidência e os credores do empregado
- Proteção contra credores do empregador
4. Em se tratando do desvio de função, se a remuneração da atividade exercida for maior do que a da atividade para a qual o empregado foi contratado, ele pode reclamar por uma equiparação salarial, conforme o artigo 461 da CLT.
“Artigo 461 da CLT - Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade”.
5. - O salário in natura ou também conhecido por salário utilidade é entendido como sendo toda parcela, bem ou vantagem fornecida pelo empregador como gratificação pelo trabalho desenvolvido ou pelo cargo ocupado.
São valores pagos em forma de alimentação, habitação ou outras prestações equivalentes que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitual e gratuitamente ao empregado.
- Horas in itinere são aquelas utilizadas pelo empregado para que se locomova até o local de trabalho, em condução fornecida pelo empregador, quando este for de difícil acesso ou quando não servido por transporte regular público, sendo estas horas computáveis na jornada de trabalho.
CONCLUSÃO
Equiparação salarial, segundo a lição de Mauricio Godinho Delgado 3, é a figura
...