Disciplina: Laboratório de Química Geral
Por: Caio Cesar Arantes Terra • 9/9/2019 • Ensaio • 995 Palavras (4 Páginas) • 125 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
TESTE DE CHAMA
Disciplina: Laboratório de Química Geral
Prof.: Tales Vieira
Caio Cesar Arantes Terra
Elias José Silvério
Felipe V. Silva
Fellipy Martins
Pedro Leonardo de Castro
Rodrigo Henrique Rocha
Agosto 2019
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
TESTE DE CHAMA
Relatório de aula prática apresentado por, Caio Cesar A. Terra, Elias J. Silvério, Felipe V. Silva, Fellipe Martins, Pedro L. de Castro e Rodrigo H. Rocha, referente a aula prática 01 da disciplina de laboratório de química geral ministrado pelo professor Tales Vieira, cujo experimento abordado foi o teste de chamas.
Agosto 2019
Objetivo:
O experimento da aula pratica de número um, teve como objetivo relacionar a cor das chamas obtidas através do aquecimento de oito tipos diferente de sais, onde se pode comparar a diferença de tons das chamas que ocorrem entre eles através das mudanças de níveis energéticos de elétrons do átomo.
Introdução:
No experimento do teste de chama iremos detectar alguns íons metálicos baseado nas características de cada elemento, ele é baseado no fato de que uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, onde alguns elétrons da última camada de valência absorvem está energia passando a um nível de energia mais elevado. Quando um desses elétrons retorna, ele libera a energia recebida em forma de radiação. A radiação liberada por alguns elementos é visível ao olho humano através das cores. Assim identificamos a presença de alguns elementos devido a sua cor característica.
Procedimento experimental:
Para a realização do experimento do teste de chamas são necessários alguns matérias. Nesse experimento foram utilizados: Alça de platina; garrafa com água destilada; bico de gás; 20 ml de solução diluída de HNO3; vidro de relógio; um béquer de 50 ml; algodão; e oito tipos de sais com cátions variados, os sais utilizados nesse experimento foram: Cloreto de cálcio - CaCl2; Nitrato de estrôncio - Sr(NO3)2; Carbonato de lítio Li2CO3; Sulfato de cobre CuSO4; Cloreto de bário BaCl2; Cloreto de zinco ZnCl2; Cloreto de potássio KCl, Cloreto de sódio NaCl.
Primeiramente foi aceso o bico de gás e foi feita a regulagem da chama para que fosse obtido a coloração azulada; após foi feito a feito a higienização da alça de platina na solução de HNO3 e no bico de gás, para que fossem eliminados todas as substancias contidas nela para que não houvesse alteração nos resultados a serem obtidos.
O experimento se deu inicio envolvendo um algodão na ponta da alça de platina, e umedecendo o mesmo em água destilada para que auxiliasse o algodão a aderir os cristais dos sais que foram escolhidos para o experimento, onde o mesmo foi repetido duas vezes para confirmação do resultado obtido.
Esse procedimento foi repetido para todos os tipos de sais, sendo realizado desde a higienização da alça de platina, até os testes de chama.
Apresentação dos resultados:
Os resultados obtidos no experimento realizado em laboratório estão listados conforme a tabela abaixo:
[pic 3]
Discussão dos resultados:
Foram obtidos resultados satisfatórios com o experimento. Durante o experimento pode constatar que uma mínima contaminação na alça de platina pode alterar a coloração da chama, impedindo de obter o resultado esperado.
O Carbonato de Lítio, só foi possível obter o resultado após a não utilização do algodão na ponta da alça de platina, onde teve que utilizar o sal diretamente na mesma conseguindo assim obter um resultado próximo do proposto.
Após a repetição de alguns experimentos, pode-se notar que cristais de diversos sais causaram uma pequena contaminação na chama do bico de gás, causando, portanto, uma pequena interferência em alguns resultados.
Conclusão:
Concluímos que cada sal emite uma coloração diferente ao ser colocado em contato com a chama. No momento em que colocamos o sal em contato com a chama estamos fornecendo energia para seus elétrons, e como cada sal apresenta diferentes níveis de energia, a luz emitida por cada um aprestou as características presente em cada um dos sais.
...