Durabilidade e vida útil das construções
Por: Arsenal Brasil • 4/9/2017 • Trabalho acadêmico • 374 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
Conjuntivite na construção civil
Em patologias da construção civil o que pode ocasionar e não dão certa importância, é na saúde dos trabalhadores ali presentes muito por conta dos próprios. Buscam melhorar a vida útil da obra com manutenções e reformas da edificação, enquanto quase nunca olham para sua saúde. Doenças aparecem quando sequer prestam atenção ao redor de onde estão lidando, e um grave problema a se melhorar é na cultura da maioria dos trabalhadores em obras, onde não dedicam o valor necessário ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
Uma enfermidade problemática causada pela falta de atenção ou até mesmo da vontade do próprio operário, é uma doença chamada conjuntivite. Distúrbio ocorrido nos olhos, o qual transmite facilmente para os companheiros de serviço presentes na construção pelo ar, uso compartilhado de óculos e na ausência de proteção pode haver penetração de fragmentos como metal e vidro.
Caracterizado por uma inflamação na membrana que reveste a parte frontal dos olhos e o interior das pálpebras, vermelhidão e ardor nos olhos desde que fiquem a exposição de inúmeros locais da obra com anomalias, surge após duas ou três horas de trabalho sem proteção e tem duração em média de 15 dias para recuperação total.
No colégio Cora Coralina, destaque pelo estudo de caso feito em suas patologias observamos que este tipo de doença está propicio a ocorrer com a presença de fungos no bolor, corrosão da armadura e em rachaduras existentes. Pode vir a ser infectado pela umidade, poeira e reações químicas presentes durante a fase de recuperação de cada uma.
Um simples equipamento de proteção evita o aparecimento de problemas que podem ser de esfera grave ocorrendo a perca parcial da visão e até cegueira. Sendo o objeto esterilizado e sendo usado a todo momento no contato do trabalhador e engenheiro com a edificação.
Contudo para evitar este tipo de doença na obra, primeiramente necessita da educação dos funcionários e engenheiros principalmente informando a cada um deles a importância de usar o equipamento de proteção individual (EPI) e lavar sempre as mãos com água e sabão antes de colocá-las nos olhos são as medidas de prevenção mais eficazes.
[pic 1]
Fonte: Medicine Worlds artigos médicos (2013)
[pic 2]
Fonte: Equipe de obra (2007) 12ª edição, Pini.
...