EDS de Higiene e Segurança Industrial
Por: Lauriane Rodrigues • 15/10/2021 • Trabalho acadêmico • 687 Palavras (3 Páginas) • 86 Visualizações
Higiene e Segurança – HSI
Modulo 1
1) B - Tendo como objetivo:
Postura; movimentos corporais; favorecimentos dos fatores físicos ambientais e a utilização de equipamentos.
2) C - Os exames previstos no Quadro 1 do Anexo I desta NR não serão obrigatórios nos exames admissional, de retorno ao trabalho, de mudança de risco ocupacional e demissional.
3) D - Por ter trabalhado por diversos anos na empresa com uma função, o exame correto a ser realizado é o de mudança de função, já que passará a ter uma atividade diferente daquela que foi inicialmente contratado e era considerado apto. Esse tipo de exame é realizado em funcionários que estão em fase de transferência de setor ou função dentro de uma mesma empresa.
4) A - Este exame tem a finalidade de avaliar as condições de saúde de um modo geral, sem ser necessariamente de natureza ocupacional, posto que serve para verificar se o funcionário está em condições de retorno ao trabalho após ficar a fastado por mais de 30 dias por auxílio-doença (qualquer que seja a causa) e por licença-maternidade. Neste caso é importante a anamnese e clínica e o exame físico priorizando a causa do afastamento.
5) C – A norma regulamentadora n° 17 tem como objetivo estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho.
Modulo 2
1) B – A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) é um órgão do ministério do Trabalho e Emprego (MTE) responsável por fiscalizar o cumprimento das Leis do trabalho, com o poder de aplicar multas aos empregadores que as desrespeitarem.
2) C - De acordo com o artigo 118 da Lei n° 8.213/91, o segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo de 12 meses, a manutenção de seu contrato de trabalho na empresa, após a cassação do auxílio-doença acidentário. Significa dizer que tem emprego garantido após a alta recebida.
3) B - Consta no item 4.2 da NR 4
Modulo 3
1) B – De acordo com o item 29.2.2.5 da NR 29
2) A – De acordo com item 2.9.1.7. da NBR 14280
3) D – A contaminação de sílica de um jateador é considerada doença profissional de acordo com o Anexo II do Reg. De Prevenção Social, Decreto n° 3.048/1999, pois foi produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade. E a lesão por esforços repetitivos de um bancário é ocasionada por movimentos repetitivos que foi adquirida ou desencadeada em função das condições especiais que o trabalho é realizado com ele.
4) B – De acordo com a NR24 é necessário 1 chuveiro para cada 10 pessoas ou colaboradores nas atividades insalubres ou nos trabalhos com substâncias toxicas que provoquem a sujidade ou calor intenso.
5) C – De acordo com o anexo n° 1 – limites de tolerância para ruido continuo ou indeterminante da NR 15.
Modulo 4
1) D – De acordo com os requisitos do item 17.3.2 da NR 17.
2) D – As posturas inadequadas, que advem de um posto de trabalho mal dimensionado, ou que não se ajuste as variações de cada indivíduo, e os movimentos repetitivos são alguns dos fatores que mais predispõem o aparecimento do LER/DORT. As formas de prevenção estão descritas na NR 17.
...