ELETRICA
Por: Deesouza • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 583 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
4. ÍNDICE DE SUPORTE CALIFÓRNIA (ISC) OU CBR (CALIFÓRNIA)
INTRODUÇÃO GERAL ( LEO CESAR ) Slide 1
Origem de tudo: : Numa Azevedo (Slides 2 e 3)
: A capacidade de suporte de um solo compactado pode ser medida através do método do índice de suporte, que fornece o “Índice de Suporte Califórnia - ISC” (CBR), idealizada pelo engenheiro O. J. Porter, no estado da Califórnia - USA.
Trata-se de um método de ensaio,adotado por grande parcela de órgãos rodoviários, no Brasil e no mundo. O objetivo do ensaio é determinar: O índice de suporte Califórnia (CBR) e a expansão (E).
Utilidade e metodologia : Leo Cesar ( Slides 4 e 5)
Esse ensaio foi concebido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da California (USA) Através do ensaio de CBR é possível saber qual será a expansão de um solo sob um pavimento quando estiver saturado, e fornece indicações da perda de resistência do solo com a saturação. O material necessário para a realização do ensaio de CBR é proveniente do ensaio de compactação. Um, três ou cinco cilíndros do ensaio de compactação serão utilizados. O tempo de execução do ensaio e cálculos é de 7 dias.
EQUIPAMENTOS : Marcelo Peroni ( slides 6 e 7)
São os seguintes os equipamentos utilizados nesse ensaio: Molde cilíndrico grande com base e colarinho; Prato-base perfurado; Disco espaçador, Prato perfurado com haste central ajustável; soquete de 4,5kg; Extensômetro mecânico ou transdutor elétrico de deslocamento; Papel-filtro; Prensa com anel dinamométrico ou com célula de carga elétrica; Tanque de imersão; Cápsulas para umidade; Estufa; Balança; Peneira de 19mm.
Todo o estudo é realizado através de 3 etapas – Anderson Horaguti ( 8, 9 e 10 – sendo q o 9 é apenas uma foto )
4.Preparação da Amostra –
Seca-se a amostra ao ar e faz-se a pesagem; - Destorroa-se a amostra e faz-se o peneiramento na peneira de 19mm; - Determina-se a umidade higroscópica; - Adiciona-se água até atingir a umidade prevista para o ensaio (normalmente a umidade ótima).
5.Procedimento Experimental
1.Expansão - Coloca-se o disco espaçador no cilindro, cobrindo-o com papel filtro; - Compacta-se o corpo de prova à umidade ótima (05 camadas e 55 golpes do soquete caindo de 45cm) e, invertendo-se o cilindro, substitui-se o disco espaçador pelo prato perfurado com haste de expansão e pesos. Esse peso ou sobrecarga corresponderá ao do pavimento e não deverá ser inferior a 4,5kg; Obs: Entre o prato perfurado e o solo coloca-se outro papel-filtro. - Imerge-se o cilindro com o corpo de prova e sobrecarga no tanque durante 96 horas, de tal forma que a água banhe o material tanto pelo topo quanto pela base; - Realiza-se leituras de deformação (expansão ou recalque) com aproximação de 0,01mm. a cada 24h; - Terminada a “saturação”, deixa-se escorrer a água do corpo de prova durante 15 minutos e pesa-se o cilindro + solo úmido.
2.Penetração - Instala-se o conjunto, molde cilíndrico com corpo de prova e sobrecarga, na prensa; - Assenta-se o pistão da prensa na superfície do topo do corpo de prova, zerando-se em seguida os extensômetros; - Aplica-se o carregamento com velocidade de 1,27 mm/min, anotando-se a carga e a penetração a cada 30 segundos até decorridos o tempo de 6 minutos.
Davidson de Souza – Resultados Finais ( slides 11 e 12)
Dentro dos resultados podemos montar uma tabela e descobrir qual a qualidade daquele solo e qual poderá ser sua utilização..
...