ESTUDO DE CASO DAYANE RIBEIRO
Por: Dayane Ribeiro • 7/2/2023 • Trabalho acadêmico • 491 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1]
Nome completo: DAYANE RIBEIRO BRELAZ
Curso: Pós-graduação em Perícias e Avaliações em Obras
Área: ENGENHARIA CIVIL Nº do estudo de caso:
Lembretes importantes:
- Leia o manual para elaboração de estudo de caso;
- Não é necessário reproduzir o enunciado do estudo de caso;
- Não se preocupe com a ABNT! Seu trabalho pode seguir este template (fonte Arial, tamanho 12 com espaçamento simples);
- O estudo de caso deve ter no mínimo 350 e máximo de 500 palavras contando a partir do título.
A Ética na minha profissão
Os tempos de hoje nos exigem bastante conhecimento e para que isso ocorra você deverá estudar, ler e se aperfeiçoar a cada vez que o ano muda e as tecnologias surgem. A emergência das modernas tecnologias de automação e comunicação exige maior conhecimento e especialização profissional na produção de bens e serviços. Tem empresas que só valorizam o profissional com um diploma, e querem tratá-los como um recurso e ou uma ferramenta os obrigando a exercer determinadas tarefas. A necessidade de profissionalismo e criatividade corresponde ao aumento das expectativas e competências dos trabalhadores, que legalmente pretendem ser tratados como adultos. critérios próprios, comportamento empreendedor, independente, flexível e comprometido com valores.
Em um canteiro de obras você encontrará do engenheiro ao servente, ambos têm algo em comum, o conhecimento, no qual um tem o técnico e o outro o teórico. Os profissionais devem ser motivados a cooperar uns com os outros, com a organização em que trabalham para atingir determinados objetivos. A maioria das organizações organizadas tem uma hierarquia, regras, procedimentos e práticas. Muitos chegam a definir códigos ou documentos que orientam o comportamento das pessoas que ali trabalham. O que eu quero dizer é que a ética profissional estar nos falando sobre as atividades reconhecidas como profissão no que se diz respeito as pessoas.
A cultura ética da empresa pode ser vista através dos valores, das virtudes das pessoas que a compõem e dos bons produtos e serviços que chegam à sociedade.
Os profissionais vão sempre procurar reconhecimento dentro das organizações, e infelizmente muita hoje em dia não tem a capacidade para reconhecer. Organizações que ficam te ganhando no tempo dentro daquele grande esforço que você demandou todos esses anos. E quando não precisarem de você, eles simplesmente te substituem.
O comportamento do gestor do principal profissional da empresa mostrou-se muito importante para o clima ético, se suas ações forem pautadas por sete das dez virtudes mais comuns, que são honestidade, integridade, cooperação, lealdade, comprometimento, honestidade e carisma.
Já as profissões autorreguladas buscam constantemente precauções e respostas às exigências antiéticas do mercado, visando sempre uma maior margem de lucro. Algumas associações profissionais chegam a considerar um acordo coletivo de proteção de seus associados, que o profissional pode fazer com a empresa em que trabalha ou com quem pretende fazer negócios. O objetivo deste contrato é divulgar o elevado grau de confiança e reputação do profissional e confirmar a sua competência e a qualidade com que desenvolve o seu trabalho.
...