Elementos Construtivos
Por: Rafaelguerra01 • 22/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.748 Palavras (7 Páginas) • 1.185 Visualizações
FACULDADE DE ENGENHARIA
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
ELEMENTOS CONSTRUTIVOS
São Paulo/SP
2017
Elementos Construtivos
Trabalho sobre elementos construtivos apresentado à Faculdade de Engenharia como exigência da matéria “Fundamentos da Engenharia Civil”.
São Paulo/SP
2017
Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, o sonho é um projeto de construção da vida.
-Wendel Henrique Ferreira
AGRADECIMENTOS
Agradecemos, primeiramente.
Aos nossos companheiros de sala pelo apoio constante durante a execução desse trabalho.
À nossa professora pelos ensinamentos, instruções, paciência e amor aos alunos.
A Faculdade pela oportunidade de adquirir conhecimento através da estrutura de ensino rebuscada e pelo empenho de seus profissionais.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 9
2 - Elementos Construtivos 9
2.1-Os Diferentes Tipos de Elementos Construtivos. 10
3 - Pesquisa de Campo 12
3.1 - Comparações 13
4 - Conclusão 26
5 - Referência bibliográfica 26
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho vislumbra elementos construtivos e sua vital importância em qualquer obra ou edificação. Elementos construtivos são todos os componentes de uma construção. São as partes individuais de cada área da edificação, que juntas permitem uma boa execução de um projeto arquitetônico.
Elementos Construtivos
Elementos construtivos são todos os componentes de uma construção. São as partes individuais de cada área da edificação, que juntas permitem uma boa execução de um projeto arquitetônico.
Em uma edificação simples como uma casa. Cada menor parte da casa é um elemento construtivo. As portas, as janelas, as paredes são elementos construtivos, também o piso que forma o chão, as vigas, o teto, as telhas e o telhado.
O portão, a cerca, a escadaria. As tubulações, as calhas, canaletas e cantoneiras, tudo em uma edificação é elemento construtivo.
Os elementos construtivos têm que ser pensados para se adaptar ao funcionamento da edificação.
Eles devem ser pensados para favorecer a praticidade das instalações. Por exemplo: uma porta para uma garagem tem de ser maior que uma porta para o interior da casa, visto que por ela passarão muitos objetos grandes.
2.1-Os Diferentes Tipos de Elementos Construtivos.
Parede
A parede é o elemento principal de uma edificação, delimita ambientes e espaçamentos seja na parte interna ou externa. É o agrupamento de materiais seja bloco cerâmico (tijolo convencional), bloco de barro, bloco de concreto, gesso acartonado, madeira, ferro. Há possibilidade de ser uma casa convencional, com tijolos, cimento, vergalhões e outros, como também, pode-se fazer por wood ou steel frame, os quais você não utiliza diretamente materiais como o próprio cimento, concreto, areia, blocos e afins.
Drywall
O drywall é o sistema há muito utilizados por países como Estados Unidos, Canadá e países europeus. É um tipo de parede (parede seca em tradução livre), no qual você não utiliza concreto e cimento, por isso seco. Geralmente, é colocada na parte interna da edificação, trazendo vários benefícios como o ganho de espaço em um cômodo, porém, também pode ser colocada na parte externa ou fazer uma casa inteira nesse sistema em que as estruturas são feitas de madeira e/ou aço galvanizado (wood frame, steel frame), os chamados, pré-moldados. Na parte externa coloca-se madeira OSB, e na parte interna gesso acartonado.
Porta
A porta é o elemento que permite que haja possibilidade de passar de um cômodo para outro, a parede limita um espaço, a porta serve como um vão para se sair e entrar desse espaço. Há diversos tipos de portas que são funcionais para cada ambiente, por exemplo, em uma residência, utiliza-se portas metálicas de alumínio, madeira, que tem a função apenas de servir como passagem de um lugar para outro, enquanto que numa empresa, você pode ter portas que são resistentes ao fogo, a produtos químicos e até como abafadores de ruídos. Portanto, é um elemento simples, mas de extrema importância.
Janela
Janelas, também chamadas de fenestras, são um buraco, uma abertura em um elemento de vedação. Geralmente uma parede. Janelas permitem a passagem de vento e luz solar, possibilitando a ventilação e a insolação do ambiente interno à parede. Existem vários tipos de janelas: janelas quadradas, redondas, janelas de isolação acústica, janela anti-fogo e também janelas de emergência (como em ônibus).
Escada
Escada é um elemento construtivo que tem a função de estabelecer uma conexão entre um ambiente ou superfície elevada e outro ambiente ou superfície em um nível mais baixo, menos elevado, possibilitando o trânsito de pessoas e a passagem de objetos. A escada é formada por degraus, que diferentemente de uma rampa têm a função de auxiliar a subida de pessoas em etapa por etapa, porém dificulta um pouco a passagem de objetos, sendo preferível optar por uma rampa.
...