Elementos de Máquinas Acoplamentos
Por: Juliana Oliveira • 6/12/2019 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 2]
EETI- Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação
Curso de Engenharia
ACOPLAMENTOS
Salvador
Junho - 2019
[pic 3][pic 4]
ACOPLAMENTOS
Relatório referente às especificações, usualidade e características dos acoplamentos, apresentado a Universidade Salvador – Unifacs como parte das exigências dos cursos de Engenharia Mecânica, orientada na disciplina Elementos de Máquinas.
Orientador: Antônio Fernando Abreu de Andrade.
Salvador
Junho - 2019[pic 5]
RESUMO
Com a crescente utilização de máquinas rotativas, os acoplamentos são componentes mecânicos fundamentais na aplicação de maquinários industriais. Com a função transmitir torque em um acionamento, seu uso, quando projetado corretamente, é indispensável para diminuir a sensibilidade relativa ao desalinhamento que existe entre os componentes acoplados. O presente trabalho apresentará características gerais e um estudo de caso referente a sua usualidade.
SUMÁRIO[pic 6][pic 7]
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3.DESENVOLVIMENTO 4
4. CONCLUSÃO 9
5. REFERÊNCIAS 10
- INTRODUÇÃO
Acoplamento é um elemento de máquina que transmite momentos de rotação segundo os princípios da forma e do atrito. É uma conexão ou integração entre dois sistemas, mediante o que se transfere energia de um para outro, um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixo – árvores. É uma conexão ou interação entre dois sistemas.
Possui a função de: unir dois eixos, compensar desalinhamentos, absorver choques e vibrações, transmitir torque e também atuar como fusível.
Como citado acima, uma das principais funções é o compensar desalinhamentos entre os eixos conectados. O alinhamento ideal é difícil de obter e manter durante a vida da máquina, uma vez que é função não somente da precisão dos instrumentos de medição utilizados durante o alinhamento e das tolerâncias de fabricação e montagem, mas também da configuração do sistema. Pode haver variação das condições de operação devido ao peso das peças, forças de trabalho, expansões térmicas e distorções, acomodações da fundação, desgastes de mancais e outras peças, movimentos relativos dos eixos, em resumo, pode-ser ter vários fatores externos que contribuem na dificuldade do alinhamento. Esse é um ponto importante, pois, desalinhamento é considerado a falha com a segunda maior incidência de ocorrência em máquinas rotativas, precedida pelo desbalanceamento.
Emprega-se o acoplamento quando se deseja transmitir um momento de rotação (movimento de rotação e forças) de um eixo motor a outro elemento de máquina situado coaxialmente a ele.
Os acoplamentos que operam por atrito são chamados de embreagem (fricção) ou freios. O princípio de atuação dos acoplamentos funciona da seguinte forma: o momento de rotação (Md) é o produto da força (F) pela distância (L), sendo calculado pela fórmula:
Md = F . L.
Para um mesmo momento de rotação a ser transmitido, a distância L é menor num acoplamento de menor forma, do que num acoplamento por atrito, pois F precisa ser menor para uma transmissão de força por atrito.
...