Emergência e Sobrevivência (Selva e Mar)
Por: Laka Ramos • 28/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.533 Palavras (7 Páginas) • 2.149 Visualizações
Unidade de Aprendizagem: Emergência e Sobrevivência (Selva e Mar)
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Orlando Flávio Silva
Nome do estudante:
Data: 04/05/2015
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Para responder às questões desta Avaliação, a linguagem utilizada deverá estar ortográfica e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa. Para isso, acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul. (disponível em: <http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES>) e veja como realizar citações e referências.
1) Frente às situações listadas, como deverá ser o comportamento de um grupo de pessoas em condições de sobrevivência devido a um pouso forçado na selva?
a) Comente sobre os tipos mais comuns de doenças tropicais transmitidas por insetos e parasitos e cite três maneiras de evitá-las. (1,0 ponto)
Resposta: Dengue, febre amarela e malária são doenças tropicais transmitidas por mosquitos e a doença de chagas por um inseto chamado barbeiro. Para se evitar a contaminação o uso de repelente ajuda, porém no ambiente hostil da selva só se usa o repelente natural que é a LAMA. Acender fogueiras próximo ao abrigo também é uma forma de prevenção pois a fumaça espantará os mosquitos e insetos e também afastará feras por conta do calor do fogo. Porem a malária na região amazônica é conhecida por ter horários específicos de contaminação é uma informação bem peculiar de ribeirinhos, sem estudos científicos, que é as 06 da manhã e as 18 horas, sendo extremamente conhecido como um pequeno toque de recolher de nativos amazônicos.
b) Quais os procedimentos referentes aos carrapatos, responsáveis pelo chamado tifo de carrapato? (1,0 ponto)
Resposta: Como vimos no nosso livro didático, não há muito o que se fazer com os carrapatos e sim com quem se encontra com eles, a brasa, o calor de um cigarro já se faz eficiente para que o mesmo por si só saia de onde está alojado. Aplicar também sal úmido ou querosene, iodo, álcool, gasolina para desinfetar o local e retirar o ferrão do carrapato se o mesmo se separar do corpo.
c) O que vem a ser o tétano e quais as medidas de prevenção? (1,0 ponto)
Resposta: O tétano é uma doença específica da região amazônica é prevenida por meio de vacina antitetânica e as pessoas que não tomaram a vacina tem facilidade de obter a doença porém para evitar terá que ter cuidado redobrado com seus ferimentos.
d) Como se pode identificar o mosquito transmissor da malária? (1,0 ponto)
Resposta: o mosquito da febre amarela observa-se que ele pousa com a parte posterior bem mais elevada que a anterior e suas asas existem manchas escuras.
Responda justificadamente, ou seja, use citações diretas ou indiretas de autores que falam sobre este assunto e que foram estudados na nossa Unidade de Aprendizagem para responder às questões.
2) Faça uma pesquisa sobre sobrevivência em ambientes hostis à vida. Você deverá produzir um texto único, de até duas laudas, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos:
• Abordagem sobre a psicologia da sobrevivência.
• Informações do livro didático.
• Informações de, no mínimo, dois links pesquisados na internet.
Elabore uma dissertação com quatro parágrafos.
• No primeiro parágrafo, apresente comentários e informações sobre a “febre da selva”. (1,0 ponto)
• No segundo parágrafo, apresente um comentário sobre a matéria de Ricardo Franzen, publicada em: <http://www.rfranzen.com.br/2009/08/tecnicas-de-sobrevivencia-psicologia-da.html>. (1,0 ponto)
• No terceiro parágrafo, explique o que vem a ser o pessimismo e como evitá-lo em nossas ações de sobrevivência. (1,0 ponto)
• No quarto parágrafo, apresente a sua conclusão apontando alguns princípios e ações que, quando observados, podem fazer muita diferença numa sobrevivência. (1,0 ponto)
Observação: uma lauda oficial corresponde exatamente a uma página formatada pelas normas da ABNT (aproximadamente de 1.800 toques ou 60 toques X 30 linhas). O próprio word faz a contagem dos toques, que inclui os espaços. Se precisar apenas da lauda sem ser a oficial, basta digitar em uma página com 25 a 30 linhas.
Resposta: A vontade de viver é algo bem relacionado com febre da selva, que é o nome dado a condição de instabilidade mental que o ser se encontra com o alto teor de estresse encontrado. Porem a vontade de viver é o contrário da febre da Selva que sempre vai colocar o ser num ambiente em que ele estabeleça uma contrapartida do estresse, fazendo assim o princípio da sobrevivência da vontade de viver.
Como Ricardo Franzen publicou em seu texto, ele coloca 3 pontos importantes, a vontade de sobreviver, esteja preparado e solidão, os três são ligados ao psicológico, sempre verificando a possibilidade de estar sem a famosa febre da selva, contudo colocando ao ser pontos críticos a se vivenciar para conseguir raciocínio pleno no caso de um desastre aéreo.
Em tudo que já vimos a fraqueza mental trás o pessimismo que é o famoso ser que não acredita em sua capacidade e sempre acha que vai dar errado, que ele não tem capacidade. Ver as coisas sempre pelo lado negativo com certeza não é a solução para grandes problemas encontrados numa selva. Com isso a dor e o sofrimento são os sentidos mais aguçados desse tipo de ser, porem uma forma adequada de se pensar é a melhor forma de se ver as coisas como elas realmente são, tentaremos até mesmo enganar nossas mentes, fazendo acreditarmos em algo pouco provável.
Como podemos ver, a conclusão de tudo que falamos é o psicológico, claro, tem que haver um esforço físico, porém sem o psicológico o seu físico será em vão, então se infelizmente
...