Energia e Poluição do Ar
Por: G29n5w9jtb • 19/5/2017 • Trabalho acadêmico • 650 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
QUESTIONÁRIO
1-Quais são as fontes renováveis de energia?
Energia: eólica, solar, das marés, hidráulica, biomassa, geotérmica, biogás, biocombustíveis e gás hidrogênio.
2-Quais são as fontes não renováveis de energia?
Combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), derivados de combustíveis (gasolina, óleo diesel, querosene, etc), derivados sintéticos (óleo cru e gás natural produzidos do carvão), óleos pesados não convencionais (xisto, areias com alcatrão) e combustíveis nucleares (fissão nuclear, fusão nuclear).
3-Como se distribui a matriz energética brasileira?
Petróleo e derivados (36,7%). Produtos da cana de açúcar (16%). Energia hidráulica e eletricidade (14,7%). Biomassa (15,6%). Gás natural (9,3%). Carvão mineral e derivados (6,2%). Urânio e derivados (1,4%).
4-Qual a fonte de energia alternativa que você considera a melhor? Por quê? Descreva como se obtém.
Energia eólica. Porque não produz poluente. O vento é gerado por diferença de pressão, o ar mais quente sobe e o de região de menor pressão se desloca para ocupar o espaço. Esta energia é capturada pelo aerogerador. Os moinhos geram energia elétrica a partir dos ventos e se dá pela conversão da energia cinética de translação pela energia cinética de rotação através do emprego de turbinas eólicas. Um único aerogerador produz 1,67 Mwh, o suficiente para atender até 9 mil pessoas com consumo moderado.
5- O que objetiva o protocolo de Kioto?
O artigo 3.1 do Protocolo estipulou as metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, obrigatórias para o período de 2008 até 2012 para países desenvolvidos e em transição para economias de mercado. Porém o Protocolo foi prorrogado até 2020, pois muitos países não atingirem as metas.
6- Quais as substâncias poluentes encontradas na atmosfera?
Ozônio, matéria particulada, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre, chumbo.
7- O que estabelece a resolução CONAMA 3/90?
Essa resolução estabelece o controle de qualidade do ar. Na resolução temos o artigo 1° que define os padrões de qualidade do ar:
Art. 1º - São padrões de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
No parágrafo único a CONAMA define o que é poluente atmosférico:
Parágrafo Único - Entende-se como poluente atmosférico qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar:
No artigo 2° estabelece dois tipos de padrão de qualidade do ar:
I - Padrões Primários de Qualidade
...