Engenharia De Sofware
Trabalho Universitário: Engenharia De Sofware. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasADS2014 • 18/6/2014 • 1.791 Palavras (8 Páginas) • 2.109 Visualizações
24.4 Projete um formulário eletrônico que possa ser usado para registrar comentários de revisão e que poderia ser usado para enviar por e-maiI os comentários para os revisores.
R)
24.5 Descreva rapidamente possiveis padrões que possam ser usados para:
- O uso de construções de controle em C, C++ ou lava;
- Relatórios que possam ser submetidos a um projeto de formatura em uma universidade;
- O processo de fazer e aprovar mudanças de programa (ver Capitulo 26);
- O processo de comprar e instalar um novo computador.
R)1 – Para padronizar a construção de estruturas em alguma linguagem de programação (C, C++, JAVA), pode se utilizar padrões referentes à escrita do código, declaração de variáveis, modularizações, comentários, utilização de arquivos XML para controle através de ferramentas case, entre outros.
2 – Para relatórios pode se utilizar padrões de documentos, tais como, definição da estrutura do documento, linguagem a ser utilizada, forma de fazer a documentação, dados obrigatórios no documento (no caso o período letivo da universidade), entre outros.
3 – Para fazer e aprovar mudanças pode ser feito em duas formas de padronização uma em relação ao próprio processo, maneira de ser feita a mudança, manual/regra a ser seguido na mudança, ou ate mesmo artefatos que possam ser gerados para auxiliar na mudança como documentos, modelos com seus devidos padrões de escrita, estrutura… Entre outros.
4 – Para adquirir um computador, pode ser feita uma padronização em relação aos documentos gerados pela compra (notas fiscais, comprovantes, fabricante…) e algo relacionado a instalação ( suporte técnico )que fez a instalação do computador (empresa responsável pelo suporte técnico, garantia do serviço…) entre outros.
Ambos os padrões podem gerar documentos. Assim como podem já seguir algum padrão ”já feito”, porem que se adéqüe a situação/ problema.
24.6 Suponha que você trabalhe para uma organização que desenvolve produtos de banco de dados para indivíduos e empresas de pequeno porte. Essa organização está interessada na quantificação de seu desenvolvimento de software. Escreva um relatório sugerindo métricas adequadas e sugira como estas podem ser coletadas.
R)Coleta de dados – Pode-se realizá-la através de uma interface com o sistema em que o microcomputador ira operar ou ate mesmo com o usuário.
Possíveis métricas – Pode-se ter inúmeras métricas dependendo do nível de qualidade que se deseje avaliar, e da tecnologia a ser utilizada. Porem algumas que posso propor são:
Métricas de controle – Controlar o tempo do projeto, medir prazos e tempo de desenvolvimento, recursos requeridos, dentre outras.
Métricas dinâmicas – Tempo de resposta da comunicação com o banco de dados, numero de erros gerados pela interface responsável por coletar os dados. Ambas medem confiabilidade e eficiência do produto.
Métricas estáticas – Pode-se utilizar fan-in/fan-out, complexidade ciclomática, dentre outras métricas relacionadas ao produto final, porem que sejam métricas úteis para avaliar o produto
24.7 Explique por que inspeções de programa são uma técnica eficaz para descobrir erros em um programa. Que tipos de erros são improváveis de serem descobertos por meio de inspeções?
R)Revisões e inspeções são atividades de controle de qualidade que verificam a qualidade dos entregáveis de projeto. Isso envolve examinar o software, sua documentação e os registros do processo para descobrir erros e omissões e verificar se os padrões de qualidade foram seguidos. revisões e inspeções são usadas junto com teste de programa, como parte do processo geral de validação e verificação de software.
24.8 Explique por que as métricas de projeto são, por si só, um método inadequado de previsão de qualidade de projeto
R)O gerenciamento de projetos de software não é uma tarefa trivial. Controlar grandes equipes de desenvolvimento de modo que o aproveitamento das mesmas seja satisfatório exige um acompanhamento intenso, além da utilização de técnicas e modelos de métricas que quantifiquem e qualifiquem o andamento do projeto. Dessa forma, as métricas de software têm se tornado uma ferramenta essencial para apoiar o gerente de projetos na
captura das informações relevantes para o gerenciamento da qualidade do produto e do processo de desenvolvimento. Isto porque, as métricas fornecem um conjunto de informações tangíveis para planejar, realizar estimativas, gerenciar e controlar os projetos com maior precisão, identificando os desvios em relação ao que foi planejado.
O estudo das métricas de software evoluiu bastante nos últimos anos, devido ao grande interesse de pesquisadores que buscam soluções e padronizações para os diversos desafios e problemas existentes na área. Apesar dessa evolução, ainda é necessária a realização de muito trabalho para que a engenharia de software e, conseqüentemente, as métricas de software adquiram alicerce teórico suficiente para garantir a construção de
um software que atenda a demanda dos usuários com a qualidade desejada e a produtividade esperada.
24.9 Explique por que é difícil validar os relacionamentos entre os atributos internos de produto. como complexidade ciclomática e atributos externos, como a manutenibilidade.
R) Um grande número de métricas diferentes foi proposto e muitos experimentos tentaram derivar e validar os relacionamentos entre essas métricas e atributos, como a complexidade de sistema e manutenibilidade. Nenhum desses experimentos foi conclusivo, mas o tamanho de programa e a complexidade de controle parecem ser os mais confiáveis mecanismos de previsão de compreensibilidade, complexidade e manutenibilidade de sistema.
24.10 Um colega, que é um excelente programador, produz softwares com poucos defeitos, mas constantemente ignora os padrões de qualidade da organização. Como seus gerentes deveriam reagir a esse comportamento?
R)Os gerentes devem entrar em contato com esse colega e convencê-lo a reedificar o código para seguir os padrões de qualidade organizacional; embora o código esteja funcional ele poderá não estar devidamente legível para os outros programadores e assim o projeto de que
...