Engenharia Mecânica – 10º Semestre – Noturno
Por: Marcos Bordon • 10/11/2018 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN/SP
Engenharia Automotiva - EAD
Marcos Bordon
319971014590
Engenharia Mecânica – 10º Semestre – Noturno
São Bernardo do Campo
2018
ATIVIDADE DISCURSIVA
O chassi do veículo é similar a um esqueleto humano, serve para dar estrutura e sustentação. Em geral, é construído com duas longarinas de aço, paralelas, em “X” ou travessas no meio, idealizado para ser suficientemente rígido. O chassi é responsável por suportar todo o esforço e torção do veículo, deixando para a carroceria somente a função de cobrir e dar uma aparência mais sólida ao mesmo. Nos chassis do tipo monobloco, tanta o chassi quanto a cobertura trabalham de forma simultânea, suportando os esforços solicitados pelo veículo.
Os veículos de passeio, em sua maioria utilizam o tipo de chassi monobloco, esse tipo de chassi é constituído de uma estrutura de peça única, geralmente prensada e soldada. Por ser uma estrutura única, tem a característica de a carroceria ser integrada no chassi, constituindo a geometria do veículo. Esse tipo de chassi é utilizado em veículos com grande previsão de venda e fabricação, por se tratar de uma tecnologia de alto custo, justificando o valor investido.
Uma característica importante desse tipo de construção é a modularidade, pois podem ser usados vários perfis numa mesma estrutura, podendo alterá-la aumentando sua resistência, e a partir da mesma plataforma conceber uma configuração de habitáculo diferente que permita a criação de uma nova versão de um modelo já existente.
Vantagens
- Habitáculo mais seguro;
- Mais rigidez;
- Possibilidade de modularidade;
- Utilização da mesma (base) para outros veículos;
- Redução do peso do veículo.
Desvantagens
- Custo de fabricação;
- Reparação de danos causados por acidentes muito dispendiosa.
...