Engenharia da Computação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Por: DALLABRIDA PROJETOS • 1/12/2022 • Exam • 3.213 Palavras (13 Páginas) • 111 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ALEXSANDRA ESPÍNDOLA e RA: 1834936
ALESSANDRO DA LUZ MIRANDA e RA:
FERNANDO PRESTES e RA:
JEFFERSON EDUARDO DE OLIVEIRA e RA: 2004751
JOÃO HENRIQUE DE OLIVEIRA ALVES e RA:
RONALDO DIAS CHAVES POLETTI e RA: 2001817
TEREZINHA APARECIDA DALABRIDA e RA: 1834952
VALDECIR LEME DE OLIVEIRA e RA: 2006671
Cadastro de Riscos - CadRis
Ribeira, Itapetininga e Sorocaba - SP
2022
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Cadastro de Riscos - CadRis
Relatório Técnico-Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Engenharia da Computação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Ribeira, Itapetininga e Sorocaba - SP
2022
ESPÍNDOLA, Alexsandra; MIRANDA, Alessandro da Luz; OLIVEIRA, Jefferson Eduardo de; ALVES, João Henrique de Oliveira; POLETTI, Ronaldo Dias Chaves; DALABRIDA, Terezinha Aparecida; OLIVEIRA, Valdecir Leme de. Cadastro de Riscos. 17f. Relatório Técnico-Científico. Engenharia da Computação – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Euler Sánchez Campo. Polos Ribeira, Itapetininga e Sorocaba, 2022.
RESUMO
Esse Projeto tem como finalidade, oferecer melhorias para a vida do cidadão do município de Itapetininga. Mediante o uso de um smartphone, ele realizará denúncias sobre os locais com riscos ambientais, sugerir ideias sobre como corrigir, elogiar e fiscalizar as atividades da gestão municipal, quer seja na cidade ou em zona rural. Trata-se, portando, de um aplicativo que facilitará bastante as atividades dos agentes públicos, evitando-se, por exemplo, as anotações manuscritas em formulários de papel, trazendo economicidade, praticidade e eficiência na coleta e dados e dos riscos em espaços públicos, aumentando dessa forma, a qualidade de vida do cidadão. O resultado foi um protótipo funcional e aceitável para a prefeitura de Itapetininga, gerando o ensejo conjunto de melhorias do aplicativo.
PALAVRAS-CHAVE: Riscos Ambientais; Desastres; Políticas Públicas; Planejamento; Segurança; Impactos.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Objetivos 5
2.2. Justificativa e delimitação do problema 6
2.4. Metodologia 10
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa desenvolver um aplicativo que atenda às necessidades da população alimentando o banco de dados, necessários ao bom desenvolvimento do município. O aplicativo é desenvolvido na plataforma MIT APP Inventor, para a descrição dos formulários, armazenados na própria plataforma utilizamos para o banco de dados a planilha do Excel.
Trata-se de um plugin que pode ser instalado em tablets ou smartfones ou qualquer outro aparelho que suporte a plataforma Android. Nele o usuário informa os dados de localização e demais informações pertinentes ao Cadastro de riscos ambientais em áreas Urbana tais como: Deslizamentos, Terremotos, Inundações e Enchentes, além, naturalmente, dos dados do local.
Por meio dessas irregularidades apontadas pela população, as reclamações apontadas informarão a situação do local, tornando prática, eficiente e econômica a coleta dos dados necessárias para a alimentação de um banco de dados dos órgãos públicos, embora o trabalho em si, visou a cidade de Ribeira por ser o local-base do projeto, imprescindíveis à boa gestão municipal.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Objetivos
O escopo primordial é disponibilizar ao cidadão comum, um aplicativo para dispositivos móveis na plataforma Android, visando maior agilidade por parte dos órgãos públicos, em atender a população urbana e rural, atenuando a quantidade de inconsistências e incompatibilidades dos dados coletados em campo. Existe também a necessidade de quantificar a produtividade e a economicidade na utilização do aplicativo, por meio do feedback social. Todavia, a objetividade maior do aplicativo é certamente o empoderamento das pessoas: a real necessidade de dar voz a elas, gerando uma espécie de sublevação sob conscientização coletiva, fazendo com que interajam ao invés de segregarem, uma vez que o segregamento é o pai da
servidão voluntária. Na era da internet, isso tem ficado cada vez mais em evidência, logo tal objetivo é perfeitamente almejável e praticável.
2.2. Justificativa e delimitação do problema
A criação de um aplicativo de uso simples e fácil para acesso a população do município envolveria uma parceria com os órgãos públicos, trazendo excelentes resultados também para uma boa qualidade de vida de seus moradores e visitantes, pois um dos objetivos da criação do software é o de fiscalizar a gestão pública. Atualmente, verifica-se que muitas prefeituras precisam aparelhar-se para aumentar sua capacidade de gerenciar, executar, supervisionar e avaliar os projetos e ações que se propõe a desenvolver, criando e colocando em prática instrumentos de planejamento urbano e de gestão municipal, visando o aumento do nível de eficiência, qualidade e presteza em oferecer à sociedade esses serviços, abrangendo todo o município com utilização mínima de recursos. Para melhorar seu padrão de atuação, torna-se imprescindível que os órgãos públicos desenvolvam suas estruturas administrativas e se dotem de instrumentos adequados de planejamento.
...