Engenharia de Produção e Engenharia de Automação
Por: alhernan1980 • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 365 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA UNIDADE IV
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho Tema: Analise de Função / Setor
Professor: Edgar Lombardi
Matéria: ergonomia e Segurança do Trabalho.
Curso: Engenharia de Produção e Engenharia de Automação
Alunos:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANÁLISE DE RISCO POR FUNÇÃO / ÁREA
INTERESSADA: Fictícia Anhanguera Eng. Produção e Automação
Endereço: Qualquer, s/n
Local: Campinas - SP
Data Base: Setembro / 2012
1. ASPECTOS GERAIS
- OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem por objetivo desenvolver atividades que venham preservar a integridade física e a saúde dos colaboradores em sua jornada laboral através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da existência de riscos ambientais que possam causar danos à saúde ou ao meio ambiente.
- OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Controlar os riscos ambientais existentes no local de trabalho com adoção de medidas de controle;
- Monitorar a exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais existentes no local de trabalho;
- Preservar o meio ambiente.
2. RISCOS AMBIENTAIS
Riscos Ambientais
Segundo a NR-09 consideram-se riscos ambientais o agente físico, químico e biológico existentes nos ambiente de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
a) Riscos Físicos
Consideram-se agentes físicos diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e ultra-som.
b) Riscos Químicos
Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
c) Riscos Biológicos
Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Portanto, os riscos de acidentes e ergonômicos não são objetos deste programa.
3. METODOLOGIA DE AÇÃO
O presente trabalho foi elaborado tomando-se como base o reconhecimento, avaliação, interpretação dos resultados e o controle dos Riscos Ambientais existentes nos setores de trabalho, que em alguns casos preferimos interpretar e indicar como Áreas de Trabalho por conseqüência da diversificação das atividades.
Avaliação do Risco
A avaliação dos agentes ambientais consiste em determiná-los quantitativamente, através de métodos padronizados.
Os objetivos fundamentais da avaliação dos agentes ambientais são:
- Verificação do nível de exposição dos trabalhadores, para efeito de comparação com os critérios técnicos ou legais vigentes. Isto é, verificação do potencial de dano à saúde, através de comparação com os Limites de Tolerância ou verificação da observância às normas e regulamentos específicos existentes.
- Verificação da necessidade de medidas preventivas ou de controle dos agentes ambientais, ou então, verificação de sua eficácia, quando existentes.
Controle do Risco
Implantação de Medidas de Controle
Serão adotadas medidas que eliminem, minimizem ou controlem os riscos ambientais sempre que forem verificadas as seguintes situações:
- Quando for identificado na fase de antecipação algum risco potencial a saúde;
- Quando for constatado algum risco evidente a saúde na fase de reconhecimento;
- Quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o “Nexo Causal” entre danos observados na saúde do funcionário e a sua atividade laboral.
Medidas de Controle Relativas ao Trabalhador (caráter individual)
As medidas de controle relativas ao pessoal devem ser utilizadas como complementação das relativas ao ambiente. Ou seja, nos casos em que estas forem insuficientes para controlar o risco, ou quando tecnicamente inviáveis, ou ainda quando em presença de agentes altamente perigosos que exigem a máxima precaução; desde que obedecendo as normas administrativas; vigentes e a Norma Regulamentadora n° 6 - Equipamento de Proteção Individual.
Exemplos
- Equipamento de proteção individual - EPI;
- Educação e treinamento pessoal;
- Exames médicos pré-admissionais e periódicos;
- Limitação do tempo de exposição.
4. METODOLOGIA/EQUIPAMENTOS
Metodologia aplicada:
Medição do nível de iluminamento, em todos os locais/postos de trabalho dos empregados realizadas no período entre 08:00 e 17:30 horas com o sistema de iluminação artificial aceso.
Medição do Nível de Pressão Sonora foram realizadas com as áreas em funcionamento normal utilizando o medidor de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação “A” e circuito de resposta lenta (“slow”).
Equipamentos utilizados:
Avaliação Risco Físico
A avaliação de ruídos foi conduzida utilizando-se do Medidor de Nível de Pressão Sonora
...