Engenharia de sistemas
Seminário: Engenharia de sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: melofe • 25/11/2013 • Seminário • 929 Palavras (4 Páginas) • 384 Visualizações
ETAPA 1 (tempo para realização: 10 horas)
Aula-tema: Engenharia de sistemas. Análise de sistemas estruturada: conceitos fundamentais. Análise de sistemas: necessidades e técnicas de comunicação. Estudo de Viabilidade.
Esta atividade é importante para que você conheça os métodos a serem aplicados desde o entendimento do problema até quais os tipos de ações deverá ser tomado para analise da solução.
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Fazer as atividades apresentadas a seguir.
1. Realizar a leitura do Capítulo 1 - O Significado de análise Estruturada, Capítulo 2 - Condução da Fase de Analise e Capítulo 3 - As Ferramentas de Análise Estruturada do livro texto (DEMARCO, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2001). Adquirir conhecimentos sobre análise estruturada.
2. Produzir e entregar para o Professor um resumo sobre a importância do documento de especificação para a Análise Estruturada. O resumo deverá conter entre 200 e 250.
De acordo com o assunto abordado, chego à conclusão que o Documento de Especificação tenha importância no processo de elaboração/criação de um software, pois o Diagrama de Fluxo de Dados declara a existência dos procedimentos e das interfaces entre eles, e sendo assim usa- se o Documento de Especificação, ou Especificação de Processos, que podem ser descritos dos seguintes modos: texto narrativo, português estruturado, tabelas de decisão, arvores de decisão, fórmulas matemáticas e algumas combinações das acima descritas. A especificação de um processo começa pela sua nomeação, porém é na descrição do processo que o analista deve avaliar para atingir o objetivo, não impreciso e nem redundante. O documento de Especificação de um software deverá conter todos os requisitos funcionais e de qualidade, incluindo as capacidades do produto, os recursos disponíveis, os benefícios e os critérios de aceitação. Este documento serve como um meio de comunicação entre o Analista do software e o usuário, sendo assim estabelecendo um acordo em relação ao software pretendido. Deve-se evitar que durante o desenvolvimento do documento de requisitos decisões de projeto sejam tomadas, devido à importância do documento dentro do processo de desenvolvimento do software, é fundamental que este documento seja organizado de forma a melhorar a compreensão, evitando que problemas e erros apareçam na fase de implementação do Software.
Passo 2 (Equipe)
Fazer as atividades apresentadas a seguir.
1. Identificar por meio de leitura e pesquisas na internet as principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema. Produzir e entregar para o professor um resumo sobre este assunto.
Análise e especificação são atividades interdependentes e devem ser realizadas conjuntamente
A especificação é a descrição sistemática e abstrata do que o software deve fazer a partir daquilo que foi analisado. Ela apresenta a solução de como os problemas levantados na análise serão resolvidos pelo software do sistema computacional. Visa descrever de maneira sistemática quais as propriedades funcionais são necessárias para resolver o problema do domínio. A especificação é também a forma de comunicação sistemática entre analistas e projetistas do software.
Os requisitos são objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema que definem as diversas propriedades do sistema. Os requisitos de software são, obviamente, aqueles dentre os requisitos de sistema que dizem respeito a propriedades do software.
Podemos classificar os requisitos como:
Requisitos Funcionais – funcionalidade a ser implementada no software para atender a uma necessidade de automação.
Requisitos Operacionais – Especificação de características relacionadas com o processamento do software, tais como: volume, frequência, disponibilidade,
...