Engenheiro
Por: Anderson Borges • 17/10/2016 • Monografia • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 269 Visualizações
RESUMO AVENORTE
[pic 1]
EMPREENDIMENTO FOTOVOLTAICO
[pic 2]
NOVEMBRO, 2015
SUMÁRIO
1 CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FOTOVOLTAICO
2 DADOS SOLARIMÉTRICOS DA REGIÃO
3 CONSUMO E PRODUÇÃO DE ENERGIA
4 INVESTIMENTO ESTIMADO
5 CUSTO DA PRODUÇÃO DE ENERGIA
6 ANÁLISE FINANCEIRA
CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FOTOVOLTAICO
O empreendimento será localizado no município de Cianorte no estado do Paraná, mais precisamente na latitude 23°43’59.25”S e longitude 52°37’11.30”O, como apresentado na figura abaixo.
[pic 3]
Figura 1: Localização do empreendimento fotovoltaico.
Para a instalação dos módulos fotovoltaicos foram selecionados 4 construções, de modo que, as mesmas possuem uma área aproveitável de aproximadamente 1350 m² cada, como apresentado na tabela abaixo.
[pic 4]
Tabela 1: Características gerais das construções.
DADOS SOLARIMÉTRICOS DA REGIÃO
O conhecimento do recurso solar é a variável de maior peso para o desenvolvimento de um projeto de sistema de aproveitamento da energia solar, sendo necessária a obtenção de dados de medição para:
∙ Identificação e seleção da localização mais adequada para instalação do sistema fotovoltaico;
∙ Dimensionamento do gerador fotovoltaico;
∙ Cálculo da produção de energia anual, mensal ou diária;
∙ Estabelecimento de estratégias operacionais e dimensionamento do sistema de armazenamento (para sistemas isolados).
O objetivo da medição dos dados solares é a obtenção experimental do valor instantâneo do fluxo energético solar (irradiância) ou integrado (irradiação) ao longo de tempo (minuto, hora, dia ou ano).
A obtenção dos dados solarimétricos foi realizada no Cresesb (Centro de Referência de Energia Solar e Eólica), sendo os dados referentes ao município de Campo Mourão, devido ao fato de ser o município mais próximo com dados existentes e também por estar na mesma latitude, os dados podem ser visualizados na tabela abaixo.
[pic 5]
Tabela 2: Dados solarimétricos do município de Campo Mourão.
CONSUMO E PRODUÇÃO DE ENERGIA
Para possibilitar os estudos quanto a produção de energia foi necessário realizar o levantamento de consumo mensal de energia, sendo este realizado por meio das faturas de energia, podendo assim ser observados os consumos mensais durante o período de um ano, os quais estão apresentados na tabela abaixo.
[pic 6]
Tabela 3: Consumo de energia elétrica no local de estudo.
Como pode ser observado na tabela os meses de maior consumo são novembro e março, basicamente entre o início e no final do verão onde temos os maiores valores de radiação solar, já o mês de menor consumo refere-se a agosto, o qual tem uma das piores radiações solares diárias como apresenta na tabela 2.
Após conhecer o consumo foi determinado o melhor módulo fotovoltaico segundo seu custo, selo do Inmetro e características operacionais as quais podem ser visualizadas abaixo na tabela 4.
[pic 7]
Tabela 4: Especificações do módulo fotovoltaico.
Posteriormente a seleção do módulo foi possível através de cálculos estimar a energia diária e mensal produzida por um único módulo, sendo os valores obtidos apresentados nos gráficos a seguir.
[pic 8]
Gráfico 1: Energia diária produzida por um módulo fotovoltaico.
[pic 9]
Gráfico 2: Energia mensal produzida por um módulo fotovoltaico.
Com consumo médio mensal e com a produção média mensal foi possível determinar o número de módulos fotovoltaicos necessários para suprir a demanda de energia, precisando assim cerca de 1650 módulos. Assim determinando a energia mensal produzida por todos os módulos, conforme apresentada na tabela a seguir.
[pic 10]
Tabela 5: Energia mensal produzida pelos 1650 módulos fotovoltaicos.
Com isso podemos visualizar no gráfico a seguir o comparativo entre o consumo e a produção de energia elétrica.
[pic 11]
Gráfico 3: Consumo e produção de energia elétrica.
Com base nos valores mensais de consumo e produção de energia, podemos observar consumo e produção anual de energia de 614.733 kWh e 611.139kWh, respectivamente, assim suprindo 99,40% da demanda de energia.
INVESTIMENTO ESTIMADO
Quanto aos investimentos em um sistema fotovoltaico os maiores custos concentram-se nos módulos fotovoltaicos e nos inversores, sendo os demais custos divididos em estruturas metálicas para fixação dos módulos, cabos, disjuntores, quadros elétricos, projeto básico e executivo de engenharia, autorização na ANEEL, licenciamento e instalação do projeto, sendo apresentado no gráfico 4 os gastos para o presente investimento.
...