Engenheiro De Transportes
Ensaios: Engenheiro De Transportes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paolalesc • 24/9/2014 • 454 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
O Engenheiro de Transportes pode atuar tanto na área logística – administrando programas e softwares de computador – como na área de infraestrutura, no planejamento e construção de vias rodoviárias, ferroviárias, aquáticas ou aéreas e a interação entre elas, de forma a criar uma rede eficiente. São necessários especialmente em grandes centros urbanos, onde a mobilidade é essencial para o funcionamento de uma grande cidade.
O Engenheiro em planejamento de transporte estima a demanda futura de viagem de pessoas e bens baseando-se nos padrões do uso do solo, da demografia e do desenvolvimento econômico e social. Ele desenvolve políticas e estratégias para gerenciar a demanda futura de viagem, incluindo as formas de deslocamento mais apropriadas, e identifica as necessidades da infraestrutura de estradas, ferrovias, portos, aeroportos e terminais intermodais, sejam novos ou restaudos, com o propósito de otimizar a dinâmica dos transportes, as aplicações tecnológicas e os sistemas para atender a essa demanda. Ele pode, por vezes, identificar a necessidade de investimento em sistemas, modos ou formas de transporte inteiramente novos.
Os engenheiros de estrada e de tráfego estão envolvidos no planejamento, projeto, construção, operação e gestão de rodovias, estradas, pontes e instalações. Eles também podem analisar partes da rede de estradas ou locais específicos, como lugares com elevados volumes de tráfego ou altas colisões, e identificam e implementam melhorias de segurança e de capacidade incluindo a aplicação de sistemas de transporte inteligentes.
O Engenheiro ferroviário lida com o design, construção, operação e gestão das ferrovias de carga e dos sistemas de transporte de massa que usam um trilho fixo (trem, metrô, bondes, monotrilho). As áreas típicas de atuação abrangem o desenvolvimento do alinhamento de trilhos, de infraestrutura e instalações civis, incluindo pontes, estações, ramais, terminais intermodais, além de sinalização, comunicações e sistemas de energia. O engenheiro ferroviário também pode trabalhar na área de sistemas de controle de operações ferroviárias .
Engenheiros portuários e navais lidam com planejamento, projeto, construção, operação e gestão de portos, ancoradouros, canais e outras instalações marítimas. As áreas típicas de atuação são os cais, molhes, quebra-mares, canal de dragagem, auxílio de navegação e carregamento de navios. Os profissionais que atuam neste campo também podem trabalhar com modelagem hidrodinâmica costeira, atracação de navios e simulação de carga e descarga.
O Engenheiro de Aeroporto planeja, projeta e constroe pistas, plataformas de estacionamento , terminais, hangares , sistemas de manuseio de bagagem, sistemas de reabastecimento de aeronaves, serviços de socorro de incêndio e de emergência, iluminação de aeroportos e auxílios à navegação . O Engenheiro de aeroporto também planeja, projeta e constroe instalações no entorno do aeroporto, tais como estradas de acesso e áreas de estacionamento, além de fornecer todos os serviços essenciais (energia, água, telecomunicações) necessários para o funcionamento de um centro de transportes eficiente.
...