Equações diferenciais
Por: Beatriz Yanagi • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.175 Palavras (17 Páginas) • 240 Visualizações
“Como as equações diferenciais podem ser utilizadas em estudos da engenharia? Quais são suas principais aplicações neste ramo? E qual a importância do estudo destas equações para nossa atuação profissional?”
Equações Diferenciais
Trabalho apresentado para fins de avaliação parcial da disciplina de Cálculo Operacional, ministrada pelo Professor
Dedico este trabalho aos professores que estão me ajudando nessa formação acadêmica de Engenheira Geóloga.
SUMÁRIO
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO 11
2.1 Justificativa 12
2.2 Objetivo
2.2.1 Objetivo Geral
3. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
3.1 Exemplo de aplicação 12
4. MATERIAIS E MÉTODOS 16
5. CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................17
1. RESUMO
As disciplinas de Calculo são de extrema importância na formação do engenheiro que se utiliza dessa ferramenta para solucionar problemas e promover o desenvolvimento tanto econômico como a geração de produtos para o desenvolvimento da qualidade da vida humana, já que a aplicação do calculo se expande a diversas áreas como saúde, educação, pesquisa, etc. Neste trabalho, trataremos da utilização de um dos ramos do cálculo, as equações diferenciais e suas utilizações na engenharia como um todo.
2. INTRODUÇÃO
Equações diferenciais são ferramentas matemáticas usadas para calcular a evolução de sistemas. O objetivo da modelagem é encontrar a taxa de variação com o tempo das grandezas que caracterizam o problema, ou seja, a dinâmica temporal do sistema de interesse. Resolvendo a equação diferencial que caracteriza determinado processo ou sistema, pode-se extrair informações relevantes sobre os mesmos e, possivelmente, prever o seu comportamento. Hoje em dia, o uso de equações diferenciais foi estendido para as mais diversas áreas do conhecimento. Para citar alguns exemplos de aplicações de equações diferenciais, temos o problema da dinâmica de populações, propagação de epidemias, datação por carbono radioativo, exploração de recursos renováveis, competição de espécies como por exemplo predador versus presa, além de aplicações em economia, no sistema financeiro, comércio e comportamento de populações humanas dentre outras. Uma equação diferencial é uma equação que contém as derivadas de uma ou mais variáveis dependentes em relação a uma ou mais variáveis independentes. Sua utilização é ampla e aplicável em diversas áreas, algumas delas serão apresentadas neste trabalho, como cálculo de decaimento radioativo e cálculo do oscilador harmônico amortecido.
...