Equações diferenciais e serie
Por: renanmagogo • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 729 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
Engenharia Elétrica
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E SÉRIES
Ribeirão Preto
09/2014
ETAPA 1
Passo 1 (aluno)
Pesquisar e estudar sobre a modelagem de sistemas por meio de equações diferenciais emsistemas físicos e problemas de engenharia.
Resposta:
Modelagem Matemática
É a descricão matemática das características dinâmicas de um sistema;
Um sistema é um conjunto de expressões matemáticas que determinam o valor de sinais de saída a partir de um valor de sinal de entrada;
Blocos são utilizados para representar sistemas;
Em engenharia, tais blocos representam equações diferenciais (ou recursivas) lineares;
Passo 2 (Equipe)
Pesquisar e estudar sobre a modelagem de sistemas por meio de equações diferenciais emsistemas físicos e problemas de engenharia.
Resposta:
Equações diferenciais
Uma equação diferencial é uma equação com uma serie de funções derivadas de uma mesma função começando pela a de maior ordem. No caso de uma Equação Diferencial Ordinária, a solução da equação é a sua função original não derivada.
Integral
A integral foi criada para calcular áreas curvas, geralmente de um plano cartesiano, porém com o tempo foi descobrindo novas formas de seu uso, tornando cada vez mais complexa e importante para a ciência. Basicamente uma integral segue o caminho inverso da derivada.
Existem varias maneiras de calcular uma integral, como a integral definida que se tem os valores máximos e mínimos definidos da variável. Há também a indefinida, que em seu calculo chega à outra equação aplicável, mantendo ainda a variável da função.
Passo 3 (aluno)
Estudar o método de resolução de equações diferenciais lineares de variáveis separáveis e deprimeira ordem. Utilizar como bibliografia o Livro-Texto da disciplina (identificado ao finalda ATPS).
Resposta:
Definição – Equação Separável
Uma equação diferencial da forma
[pic 2]
é chamada de separável ou tem variáveis separáveis.
Observe que uma equação separável pode ser escrita como
[pic 3] (2)
É imediato que (2) se reduz a (1) quando h(y) = 1.
Agora, se y = f (x) denota uma solução para (2), temos,
[pic 4]
logo,
[pic 5]
Mas dy = f´(x)dx, a eq. acima é o mesmo que,
[pic 6].
Passo 4 (Equipe)
Pesquisar, em livros, artigos e sites, sobre a modelagem de circuitos elétricos por meio deequações diferenciais.
Resposta:
Modelagem em circuitos elétricos pode ser compreendida pelas Leis de Kirchoff. A Lei das Correntes diz que a soma das correntes que entram em um nó é igual a zero e a das tensões diz que a soma das quedas de tensão dentro de uma malha é igual à zero.
Lei de Ohm. Determina a relação entre tensão e corrente.
[pic 7]
Capacitor: Acumula elétrons (corrente) entre suas placas.[pic 8]
Indutor: Acumula tensão entre seus terminais emforma de campo eletromagnético.[pic 9]
Etapa 2
Passo 1 (Equipe)
Escolher um dispositivo cujo circuito elétrico será estudado. Identificar os elementos dessecircuito e determinar a função de cada elemento no referido circuito.
Resposta:
Circuito RC
Formado por resistores R (ohn), capacitor C (farad), e uma fonte elétrica cuja diferença de potencial é indicada v(t). Como mostra a figura 01.
[pic 10](figura 02)
Circuito RLC
Formado por resistores R (ohn), indutor L (henry), capacitor C (farad), e uma fonte elétrica cuja diferença de potencial é indicada v(t). Como mostra a figura 02.
[pic 11](figura 01)
Passo 2 (Equipe)
Transformar se possível, o circuito elétrico escolhido em um circuito elétrico equivalente,observando, para isso, as associações em série ou em paralelo de seus elementos (resistores ecapacitores, por exemplo).
Resposta:
Não é possível realizar a transformação de um circuito elétrico em um circuito equivalente, pois não se pode unir os componentes Resistor e Capacitor em um só dispositivo. Para que essa transformação seja possível seria necessário incluir outro resistor e capacitor.
...