Escala Termométrica
Por: milenepcp • 27/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 729 Visualizações
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE ITUVERAVA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELATÓRIO TÉCNICO DE FÍSICA
ITUVERAVA
2015
JÚLIA FURLAN MAZETTI
JULIANA ARANTES FORONI
MILENE CRISTINA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
VINICIUS EDUARDO SILVINO DA SILVA
RELATÓRIO TÉCNICO DE FÍSICA
Relatório Técnico e Científico apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.
Professor: João Matheus
ITUVERAVA
2015
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
FIGURA 1 – Escala Termométrica 08
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 05
1.1 Termologia 05
1.2 Calibração 06
2 OBJETIVO 06
3 MATERIAIS 07
4 DESENVOLVIMENTO 08
5 CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
- INTRODUÇÃO
Medidas de temperatura são fundamentais em pesquisa e desenvolvimento em ciências e tecnologia, pois grande parte das propriedades físicas e químicas apresenta alguma dependência com a temperatura.
O Calor é a energia transferida de um corpo para o outro quando existe diferença de temperatura. Já temperatura é a medida de agitação das moléculas. Quando dois ou mais corpos atingem a mesma temperatura dizemos que eles estão em equilíbrio térmico. Podemos então comparar estes objetos para fazer medidas e criar uma escala termométrica.
A escala termométrica corresponde a um conjunto de valores numéricos, em que cada um desses valores está associado a uma temperatura.
Para graduação das escalas foram escolhidos pontos fixos, dois fenômenos que acontecem sempre nas mesmas condições: a fusão e a ebulição da água, ambas sob pressão normal (equivalente ao nível do mar). Analisando esses valores, podemos estabelecer e buscar uma proporção entre os tamanhos dos seguimentos.
Neste trabalho, apresentamos a calibração e funcionamento de um termômetro de mercúrio, como também demonstramos que a variação da temperatura e da grandeza termométrica são proporcionais matematicamente.
1.1 Termologia
Chamamos de Termologia a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico, mudanças de temperatura, etc. Temperatura é uma escalar responsável por medir o grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio.
Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro. O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar. Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.
1.2 Calibração de termômetros
Calibração é a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Na prática, no processo de calibração compara-se a temperatura que o termômetro indica e a que é indicada por um equipamento extremamente preciso. Um termômetro deve ser calibrado antes da primeira vez que for usado, independentemente do seu tipo e de sua finalidade ou simplesmente se são usados com muita frequência devem ser recalibrados para garantir a exatidão na medição de temperaturas. Há muitos fatores que podem afetar a precisão dos termômetros, como por exemplo, se eles caírem no chão. A calibração pode ser feita de várias maneiras, algumas delas são: Calibração com água fervente, calibração com água fria e a calibração com equipamentos precisos.
- OBJETIVO
O experimento tem como objetivo, calibrar um termômetro de mercúrio, medir a temperatura da água e sua ebulição, tendo que identificar erros sistemáticos e grosseiros na calibração do termômetro e assim elaborar uma equação de conversão.
- MATERIAIS
Becker: É um tipo de recipiente muito visto em laboratório de Química, Física e Biologia onde sua principal função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples.
Termômetro: É um Instrumento de laboratório em vidro, com enchimento de Mercúrio. Este instrumento tem a finalidade de realizar medições de temperatura e medições em geral.
Tela de amianto: A tela de amianto é usada para sustentar as vidrarias que vão para o aquecimento. Distribui uniformemente o calor proveniente do bico de busen, evitando que as vidrarias se quebrem, dando também apoio aos materiais de laboratórios sobre o tripé.
Haste de sustentação: Instrumento para manter o termômetro em uma posição fixa.
...