Estaca Franki
Seminário: Estaca Franki. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: chicao41 • 21/10/2013 • Seminário • 285 Palavras (2 Páginas) • 679 Visualizações
Estaca Franki
1- Usa um tubo de revestimento cravado dinamicamente no terreno, com ponta fechada, derramando-se dentro do mesmo uma mistura de brita e areia, socada energicamente com um pilão de queda livre com peso mínimo que varia de 1 a 3 toneladas, caindo de vários metros de altura.
2- Sob os golpes do pilão, a mistura de brita e areia forma, na parte inferior do tubo, uma bucha estanque, fortemente comprimida contra as paredes do tubo. Ao se bater com o pilão nessa bucha, a mesma arrasta o tubo e então a água e o solo não pode penetrar, obtendo-se ao final da cravação uma forma totalmente estanque.
3- Quando o tubo atinge a profundidade prevista, ele é levantado ligeiramente e mantido fixo aos cabos do bate estacas, expulsando-se a bucha por meio de golpes do pilão, tendo-se o cuidado de deixar no tubo uma certa quantidade de bucha que garante a estanqueidade. Nesta fase de execução, e ainda aos golpes do pilão introduz-se concreto seco no terreno provocando a formação de um bulbo que constitui a base alargada da estaca.
4- A seguir, coloca-se a armação da estaca, constituída de barras longitudinais e estribos soldados, passando-se então à fase de concretagem do fuste da estaca que consiste em compactar com o pilão pequenas quantidades de concreto, com fator água-cimento baixo, ao mesmo tempo em que se vai recuperando o tubo, tendo-se o cuidado de deixar no mesmo uma quantidade suficiente de concreto para impedir a entrada de água e de solo.
5- Controles: O comprimento determinado em projeto é verificado pela nega, que é tirada com 10 golpes de 1 m e 1 golpe de 5 m de altura de queda e deformação da armadura durante a concretagem.
...