Estrutura Varejista
Exames: Estrutura Varejista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunaclsantiago • 13/11/2014 • 502 Palavras (3 Páginas) • 1.731 Visualizações
Este trabalho tem como objetivo destacar a análise do setor supermercadista do Rio Grande do Sul, tendo em vista o seu grande avanço em diversos setores: primeiramente a tecnologia, visto que nos dias atuais a área da informática tem tomado conta do comércio varejistas.
E esta inovação tecnológica tem possibilitado um rendimento de tempo como também o acesso dos mercados no mundo inteiro trazendo ao setor supermercadista um novo conceito de futuro.
Outra atuação que trouxe avanço ao setor varejista do rio grande do sul foi a ingressão de redes estrangeiras e também a estabilização da moeda. E com todos estes fatores a economia do setor supermercadista cresceu muito, principalmente se comparamos com os anos anteriores, tornando-se assim um modelo para os outros estados por ser pioneiro em conquista e por enfrentar novos desafios.
Portanto, os últimos assuntos que iremos considerar neste trabalho serão as estatísticas na gestão empresarial e também a tendência do capitalismo, onde mostra a evolução das empresas no decorrer dos anos e o aumento e expansão das empresas num mercado capitalista que só tende a crescer direcionado pelo monopólio.
2 ESTRUTURA DE MERCADO NO SETOR SUPERMERCADISTA
O setor supermercadista tem evoluído muito, com o auxílio das estruturas de mercado, trazendo um novo conceito varejista e se desenvolvendo muito.
O setor varejista, principalmente o supermercadista, vive um momento de estruturação, influenciado pelas transformações que têm ocorrido na economia brasileira. Uma das características deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competitividade. (SANTOS, online ,2014).
2.1 ATUAÇÃO DAS GRANDES EMPRESAS NO SETOR SURPERMERCADISTA
Assim, com a ajuda da tecnologia, da ingressão das empresas estrangerias e a estabilização da moeda.
E levando-se em consideração a participação das grandes empresas no setor supermercadista do Rio Grande do Sul, o estado nas últimas décadas tem se mantido o segundo colocado no ranking dos estados e ada vez mais apresentado um crescimento na maior parte desse período.
Este índice de aumento tornou-se possível através das estratégias adotadas pelas empresas como por exemplo o marketing sendo facilitado com o uso da tecnologia.
2.1.1 Economia supermercadista
O estado brasileiro que pode ser considerado a quarta economia do Brasil levando em consideração o seu produto interno bruto – PIB é o Rio Grande do Sul, chegando a R$ 296,3 bilhões.
A economia do Rio grande do Sul possui uma associação com os mercados nacional e internacional superior a média brasileira. Por este motivo, a participação da economia do RS tem oscilado conforme a evolução da economia nacional e também de acordo com a dinâmica das exportações.
Tendo sua economia impulsionada por dois setores: a agropecuária e a indústria de transformação.
...