Estudo de Caso Entrosamento Dourado
Por: Daniela Neves • 8/11/2016 • Trabalho acadêmico • 488 Palavras (2 Páginas) • 3.269 Visualizações
ESTUDO DE CASO 1 – ENTROSAMENTO DOURADO
01. Identifique no Caso as fases de formação e tormenta no processo de renovação da seleção masculina de voleibol comandado por Bernadinho, quando ele se tornou técnico da equipe.
R – Mesclou a experiência de alguns atletas, como o atacante Giba e o levantador Maurício, e a disposição de novos jogadores, como o atacante André Nascimento e o líbero Serginho. O objetivo da reestruturação era obter uma boa colocação nas Olimpíadas de Atenas (2004), com rotinas de treinamentos duros e um estilo de liderança diferenciado por parte de Bernadinho, o grupo começou a ganhar força e entrosamento. Foram surgindo líderes no time como o levantador Maurício e o atacante Nalbert, o que colaborou para maior coesão dos atletas. Em 2001, a nova formação conseguiu resultados positivos, como o bicampeonato da Liga Mundial. Durante o período do título em Atenas, alguns jogadores foram sendo incluídos no elenco, como o atacante Anderson e o levantador Bruninho, e outros se aposentaram da seleção, como foi o caso de Maurício e Nalbert e o meio de rede Gustavo. Porém não afetou o entrosamento do time. Em 2008, porém o Brasil enfrentou o ano mais difícil da ‘era Bernadinho’, com a perda das Olimpíadas de Pequim e as derrotas mundial em Pleno Rio de Janeiro. Em 2009 com a equipe renovada, com nomes como Leandro Vissoto, Lucas e Éder, o Brasil sagrou-se octacampeão, derrotando a Sérvia na casa do adversário. Mais uma vez, a mesma receita foi mantida: jogadores experientes, como Giba e Serginho (que era um novato na seleção de 2001), fortaleceram o entrosamento com a nova geração de ‘garotos’.
02. Quando Bernadinho assumiu a seleção masculina de voleibol, no final do ano 2000, ele encontrou uma equipe ‘acomodada’, com bons jogadores desmotivados e sem confiança na qualidade do time. Como você acha que ele conseguiu superar esses problemas?
R – Bernardinho trouxe uma mentalidade diferente para a seleção. Ele tirou os jogadores da zona de conforto, os períodos dos treinos e a integração entre os jogadores aumentaram, com isso as vitórias começaram a surgir. Bernardinho montou uma comissão técnica competente, mesclando e colocando novos nomes para incorporar a seleção, mas sem alterar a qualidade da esquipe. E não se desmotivava com uma derrota e nem se acomodava com uma vitória, isso o fez superar todos os problemas.
03. A renovação é fundamental para manter uma equipe no topo, visto que a eterna permanência dos membros é inviável. Como Bernadinho conseguiu manter o entrosamento do grupo garantindo que ele permanecesse no estágio de desempenho, enquanto promovia a renovação da seleção?
R – À base de muito treino e determinação, o técnico conseguiu manter a equipe motivada e entrosada mesmo após diversas conquistas de relevância. O técnico Bernardinho mantém praticamente o mesmo time jogando há cinco anos. E quem entrou depois da Olimpíada de Atenas se adaptou perfeitamente ao esquema. Assim, bastante entrosado, a seleção conseguiu superar a preparação deficiente.
...