TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Ergonomia

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

Ergonomia – Estudo de caso (Katia)

Essa situação que vive a colaborado Kátia, deve ser observada principalmente pelo empregador, pois de acordo com a NR 17, a avaliação ergonômica dos postos e métodos de trabalho é um dos documentos obrigatórios que podem ser exigidos pelos auditores fiscais do trabalho. Essa avaliação é composta por diversas etapas.

No caso da Kátia ela desempenha diversas tarefas em seu local de trabalho, o que causa problemas psicológicos na colaboradora, as tarefas devem ser distribuídas a fim de não sobrecarregar a colaboradora, visto que ela desempenha diferentes funções, outros colaboradores deveriam ser contratados, evitando essa sobrecarga na Kátia.

Todo profissional tem direito a descanso e isso não esta sendo cumprido pelos empregadores de Kátia, um rodízio de funcionários deve ser elaborado, e turnos devem ser propostos, para não estourar a jornada laboral mensal. E caso venham a fazer horas extras, as mesmas devem ser pagas com adicionais. Diversos treinamentos devem ser realizados para que novos colaboradores aprendam outras funções em caso de faltas, férias ou movimento intenso. Kátia deve ter direito ao adicional noturno, pois trabalha todos os dias durante período noturno também.

Do ponto de vista ergonômico, o mobiliário deve ser apropriado para que todos possam desempenhar suas funções em posições adequadas, sem que a saúde dos colaboradores seja afetada. Balcão na altura da estatura, cadeiras reguláveis, mesa apropriada para escrita e trabalhos no computador, a empresa deve disponibilizar ferramentas de trabalho apropriadas, visto que o mercado capitalista cobra a cada dia mais uma empresa com tecnologia avançada e serviço cada vez mais rápido.

Para amenizar as queixas de dores da Kátia ao final do dia, uma simples ginástica laboral, antes de iniciar a jornada de trabalho, regular o nível de brilho da tela do monitor, e os empregadores devem sim estar preocupados com o bom atendimento aos clientes, visto que são eles que pagam todas as contas no final do mês, porem, os trabalhadores merecem toda atenção necessária para não desenvolverem doenças ocupacionais.

Eric Mellucci

Engº. Ambiental

Pós graduando em Engenharia de Segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com