Estudo de Caso Lavoura de Café
Por: ualisonmatos • 27/11/2018 • Resenha • 483 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
Lavoura de café se torna sinônimo de sucesso para publicitária
Na reportagem da fazenda do café foram observados, através da forma de gerenciamento da Empresária Evanete Perez, alguns conceitos importantes no mundo organizacional.
No conceito chave 1, uma das observações que podemos associar ao contexto é o processo de capacitação da executiva, esta buscou através do processo de aprendizagem o diferencial para se tornar uma excelente líder, utilizando seus conhecimentos e habilidades ela envolve os funcionários em uma busca contínua de desenvolvimento, permitindo que as informações sejam inerentes a todos.
A publicitária fez uma conexão de sua trajetória de vida com sua atual situação. Ela fez uma breve descrição de sua vida profissional e admitiu que o contato na lavoura foi desde pequena, ela afirma que nasceu no café, seu pai era dono de várias fazendas e uma dessas ele passou para a mesma.
Para Evanete, funcionários motivados, respondem melhor aos seus desafios diários, por isso ela os incentiva oferecendo benefícios na qualidade de vida, segundo ela, “para trabalhar bem tem que viver bem”.
Ainda no conceito chave 1, visão de ambiente, onde a predominância era de homens identifica-se a imagem feminina que ao chegar no local de trabalho, troca as sapatilhas por botas e vai inspecionar o café pela fazenda.
Na visão de mercado, vimos que são ofertados tipos diferentes de café para diferentes consumidores, através do conhecimento do perfil do consumidor é possível ofertar o produto adequado.
O posicionamento da empresa no mercado vem se diferenciando através da qualidade de seus produtos e na diferenciação nas ofertas, a empresária vem construindo sua identidade através de um posicionamento eficaz, conceito da chave 2.
Ela vem buscando um café especial para seus clientes, ao invés da secagem ser feito no sol e espalhado, ela vem testando uma secagem na sobra e amontoado, com objetivo de se obter um café exótico, mais ácido, mais doce para ganhar outra fatia do mercado, é a busca de novos consumidores.
No conceito chave 3, verifica-se fortemente a influência do ambiente sobre a empresa, a gestão da fazenda conta com a tecnologia nas interações com os processos internos.
A lavoura é dotada de profissionais qualificados que acompanham e buscam continuamente a aquisição de novas tecnologias na fazenda para que este ambiente se mantenha competitivo e dinâmico.
Mesmo que as informações estejam dispostas no sistema da empresa, a diretora Evanete, exige que fiquem disponíveis em placas, informações sobre a colheita do café, espalhados pelo campo para que todos os profissionais tenham acesso e sejam responsáveis pelas suas atividades.
A utilização de equipamentos que beneficiem os processos, além de garantir redução de custos operacionais, gera melhoria na qualidade dos produtos.
A estruturação do desempenho na fazenda, é abalizada na percepção de futuro da empresa, a gestora cria valores através da potencialização do seu capital humano, como visto na chave 4.
Na busca do sucesso, a gestora articula-se de modo adequado e dispõe de habilidades, técnicas, humanas e conceituais.
...