Estudo de Caso (Microbiologia)
Por: Ana Bocato • 8/4/2019 • Relatório de pesquisa • 698 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
ESTUDO DE CASO - TA
Presunto
Uma família que se reuniu para as comemorações de final de ano preparou para a ceia de Natal um aperitivo que continha presunto, alface e maionese. O aperitivo foi preparado cerca de 6 horas antes da comemoração e armazenado sob temperatura ambiente do início ao fim do evento. Então ocorreu um rápido de inesperado reencontro no hospital apenas 5 horas depois das celebrações.
Após descartadas inúmeras opções, os familiares e médicos chegaram a conclusão de que a causa daquela situação foi a ingestão do aperitivo, uma vez que grande parte dos convidados que o consumiram foram afetados. Todos apresentavam na ocasião os seguintes sintomas: vômito, dor abdominal, diarreia e náusea.
Levando em consideração as informações apresentadas, qual(is) micro-organismo(s) que poderia(iam) ser responsável(eis) por tal situação? Descreva o fluxograma para a análise da amostra do alimento.
- Staphylococcus aureus
- Bacillus cereus
Através das informações apresentadas, um dos micro-organismos que poderia ser responsável por tal situação seria o Staphylococcus aureus, pois esse micro-organismo é encontrado em alimentos com alto teor de sal, como o presunto. E os sintomas que envolvem o S. aureus são vômito, febre alta (em alguns casos), dor abdominal, diarreia e náusea, assim como os sintomas que a família apresentava. Para confirmar que o micro-organismo é o Staphylococcus aureus, devemos realizar teste microbiológicos.
Para as análises microbiológicas, temos as seguintes etapas:
1) Diluição da amostra, assim como ilustrado na figura a seguir.
[pic 1]
- Isolamento em ágar BP - isolar colônia formadora de halo.
- Coloração de Gram - cocos gram + (cacho de uva)
- Manutenção da colônia para testes adicionais em ágar TSA.
- Teste de Catalase.
Para o teste de catalase, colocar em uma lâmina limpa uma alçada da cultura e adicionar uma
gota de água oxigenada 3% (H202).
Resultado: +
6) Teste de Enzima Dnase.
Para verificar a produção da enzima Dnase pela cultura, inocular com o auxílio de uma pipeta de Pasteur, em uma lâmina com 3 mL de ágar DNAse test contendo dois orifícios, uma gota da cultura líquida (BHI) e no outro orifício inocular uma gota da mesma cultura, só que após o seu aquecimento por 15 min. em banho em ebulição (100 C). Umedecer o papel de filtro que recobre a placa e incubar a 37 C por cerca de 4h. Resultado: +
7) Teste de Enzima Coagulase.
Para verificar a produção da enzima coagulase, em um tubo contendo 0,5mL de plasma de coelho, adicionar o 0,2 ml da cultura líquida de S. aureus. Incubar a 37 C por cerca de 4h. Resultado: +
De acordo com as informações apresentadas, outro microrganismo que poderia ser o causador dessa situação é o Bacillus cereus.A síndrome diarréica causada pela contaminação deste micro-organismo envolve principalmente carnes e derivados, como o presunto. Os sintomas principais são diarréia intensa, e, em alguns casos, náuseas e vômitos. O período de incubação de 8 à 16 horas também é semelhante ao período decorrido entre a preparação dos aperitivos e o aparecimento dos sintomas. Para confirmar a suspeita, devemos seguir as seguintes etapas:
...