Estudo de Caso PMI
Por: Ana Luísa de Oliveira • 7/2/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 412 Palavras (2 Páginas) • 74 Visualizações
Página 1 de 2
- Neste estudo de caso, o problema enfrentado pelas organizações é o contrabando e a falsificação de cigarro. A causa para estes problemas é os lapsos no gerenciamento da cadeia de suprimentos da Philip Morris. E por fim, seus impactos afetam a economia norte-americana e europeia, devido à sonegação de impostos e das taxas alfandegárias.
- Sim, pois a PMI conseguiu identificar a empresa que comprava os cigarros sonegando impostos e taxas de importação. Os aspectos humanos, organizacionais e tecnológicos, associados ao problema, também foram identificados, sendo eles:
- Humanos: problemas com a gerência de sua cadeia de suprimentos e exigências regulatórias e legais;
- Organizacionais: falta de procedimentos mais rígidos para selecionar e monitorar clientes;
- Tecnológicos: a empresa não possuía recursos tecnológicos para monitorar e rastrear seus produtos de maneira mais completa e precisa.
É recomendado que cada produto exportado esteja registrado e acompanhado de seu relatório de taxas quitadas.
- O objetivo inicial tratou de investigar e implantar recursos tecnológicos para monitorar e rastrear seus produtos de maneira mais completa e precisa, dentre esses recursos foram encontradas as soluções de RFID, códigos de barras, marcas de tinta, SCIPATrace e banco de dados, sendo essa última uma solução primordial. As outras soluções, como RFID, por exemplo, envolvem questões além de solucionar tal problema, como o custo para implantação do sistema. Além dos recursos propostos anteriormente, é possível considerar a implementação do código QR que permite que uma marca de produto descubra onde seus produtos estão sendo mais comprados, incluindo a localização, loja e demografia, por exemplo.
- A melhor solução seria a ofertada pela SICPA, por meio do SICPATrace, os quais são selos com múltiplas camadas de material de segurança, não disponíveis comercialmente, o que os torna únicos e resistentes a cópias ilegais. Através dessa medida é possível solucionar a questão, visto que tal produto possui tecnologia suficiente para rastreio completo das mercadorias, baixo custo de implementação, ademais o selo reúne dados suficientes para identificação dos produtos.
- A União Europeia possui maior interesse na solução do problema, uma vez que a importação ilegal tenha sido identificada e detida em outros países, dessa forma ela busca recuperar os impostos perdidos para o comércio ilícito, reforçando a economia local e o comércio justo.
Além disso, a PMI concordou com o acordo de pagar os impostos e taxas e se manteve ambivalente quanto às resoluções propostas. Isso, devido à complexidade na implantação de sistemas, que compromete a velocidade da produção.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com