Estudo de Caso - Sweet Grapes Sakata
Por: Rayssalima3 • 18/11/2019 • Resenha • 336 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Página 1 de 2
Principais problemas:
- Alta concorrência: as empresas concorrentes conseguem produzir produtos similares em pouco tempo, assim, novos produtos têm um ciclo de vida mais curto, pois atingem a maturidade no mercado mais cedo; torna necessário o constante aperfeiçoamento do bem e do meio de produção e o investimento na imagem do produto e da marca.
- Alto custo de inovação: os custos de desenvolvimento aumentam à cada novo produto lançado, pois precisa-se de cada vez mais melhorias genéticas que diferenciem o novo produto dos que já circulam no mercado; consequentemente aumenta-se o custo de aquisição e o preço de cada unidade e a empresa deve focar no aprimoramento de seu produto de maior retorno financeiro.
- Alto nível de cobrança por parte dos consumidores: a mudança no estilo de vida dos consumidores, os quais buscam uma alimentação cada vez mais saudável, pressiona os produtores a garantirem alta qualidade do produto final e rastreabilidade da cadeia de produção; em consequência, eleva-se o custo do produto.
- Desafios logísticos: na tentativa de firmar sua posição no mercado, a empresa busca parceria com produtores locais e dá mais autonomia às suas filiais para tomarem decisões de acordo com o mercado em que estão inseridas; isto requer grande planejamento, pois, para atender à demanda de mercado, é preciso monitorar a produção de cada parceiro e ainda há a burocracia interna da filial com a sede mãe.
Propostas de soluções:
- Alta concorrência: investir na popularização da marca para tentar “roubar” consumidores de outras marcas e combater a maturidade precoce do produto no mercado.
- Alto custo de inovação: focar na redução dos custos dos produtos já circulando no mercado para tentar atrair mais consumidores e utilizar a receita gerada no financiamento das pesquisas de aprimoramento do bem que gera maior lucro.
- Alto nível de cobrança por parte dos consumidores: adotar uma estratégia de marketing que reforce a confiança do consumidor na marca e nos produtos que ela oferece; ao aprimorar um produto, tentar manter seu preço ao reduzir o mínimo possível a quantidade de produto por embalagem.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com