Estudo de Caso da Reabilitação de um Edifício Multipavimentos
Por: JayneDranka • 20/7/2020 • Artigo • 3.652 Palavras (15 Páginas) • 156 Visualizações
Estudo de Caso da Reabilitação de um Edifício Multipavimentos Paralisado por 4 Anos na Cidade de Joinville-SC
Dranka, Jayne 1; Minikowski, Wagner 2
1 Graduanda em Engenharia Civil, Universidade do Estado de Santa Catarina, jaynedranka@gmail.com
2 Professor Engenheiro Civil Especialista, Universidade do Estado de Santa Catarina, wagner.minikowski@udesc.br
Resumo: As construções, apesar de serem aprimoradas desde a antiguidade, apresentam manifestações patológicas devido a problemas que surgem por falhas na execução, baixa qualidade do material e ação do ambiente. Obras inacabadas e abandonadas são propensas às manifestações patológicas e, pela falta de tratamento imediato, comprometem a construção já existente. O presente estudo de caso permitiu a análise da viabilidade para que uma obra paralisada por 4 anos em Joinville – SC entrasse em fase de reabilitação, fosse recuperada e concluída. Foram levantados os pontos afetados nos serviços de estrutura, alvenaria de vedações, revestimento argamassado e instalações prediais. Realizaram-se visitas à obra e entrevistas com o responsável técnico pela execução. Foram estudadas as soluções para a recuperação dos pontos atingidos e feita uma relação com base em literaturas, possibilitando a compreensão da viabilidade da reabilitação. Os métodos adotados pelo responsável técnico foram compatíveis com a bibliografia.
Palavras-chave: paralisação, reabilitação, construção civil, patologia.
Abstract: Although it has been improving since antiquity, constructions often present pathological manifestations, problems that arise due to flaws in the execution, low quality of the material and actions of the environment, thus requiring repairs to allow the good performance of the building. Unfinished and abandoned construction sites have ideal characteristics for the appearance of pathological manifestations and, by not having an immediate treatment, increasingly compromising what has already been constructed. The presented case study made possible the feasibility analysis so that a construction that has been paralyzed for 4 years in Joinville - SC could enter the rehabilitation phase to recover and give continuity to the initial project with the appropriate improvements. The points affected in the services of foundation, structure, masonry of fences, mortar coating and building facilities were raised. Visits to the site and interviews with the technical responsible for the execution were made. The solutions adopted for the recovery of the affected points were studied and a bibliography was researched, enabling the understanding of the feasibility of rehabilitation of the construction. The methods adopted by the technician responsible for the work were compatible with the bibliography.
Keywords: shutdown, rehabilitation, construction, pathology.
1. Introdução
Não é difícil encontrar obras em estado de abandono, ou melhor, de paralisação. Os motivos que levam a não finalização de uma obra são muitos, mas uma dúvida que geralmente acaba surgindo é se há a possibilidade de retomada da construção ou se a única saída é a demolição.
O grande número de manifestações patológicas nas construções, abandonadas ou não, coloca em questionamento a durabilidade e excelência do desempenho de estruturas, especialmente de concreto armado. Estudos, normas e recomendações visam a diminuição das ocorrências, mas segundo alguns estudos, na prática, erros e deficiências de projetos, materiais inadequados, mão de obra desqualificada e falta de controle de qualidade da obra continuam afetando o desempenho e durabilidade das edificações [1].
O presente estudo de caso visou estudar o processo de reabilitação de um edifício multipavimentos que esteve paralisado por quatro anos na cidade de Joinville – SC, bem como analisar os pontos afetados pela paralisação da obra e as soluções adotadas para a recuperação.
2. Materiais e Métodos
Para a realização deste trabalho, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso qualitativo. A revisão da literatura foi por meio de bibliotecas e pelo portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissional de Nível Superior – CAPES. O estudo de caso qualitativo foi realizado em uma obra denominada “A”, em processo de reabilitação, que se situa na região central da cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil.
A edificação de concreto armado possui 2 pavimentos garagem e 10 pavimentos tipo com 8 apartamentos residenciais por pavimento. No pavimento térreo está previsto uso para garagem e salas comerciais. A obra esteve paralisada por 4 anos e possuía serviços de fundação, estrutura e alvenaria de vedações executados totalmente e os serviços de revestimento argamassado e instalações prediais executados parcialmente. O gerenciamento técnico da obra foi feito pela empresa X de engenharia e consultoria, com um responsável técnico pela execução.
Em campo, foram feitas visitas a obra com entrevistas ao técnico responsável pela execução da reabilitação, registro fotográfico da situação do edifício causada pelo abandono da obra e registro dos pontos afetados pela paralização, bem como sua forma de recuperação. Foram analisados os serviços de estrutura, alvenaria de vedações, revestimento argamassado e instalações prediais do edifício.
3. Manifestações Patológicas e Métodos de Recuperação
Na engenharia, se utiliza o termo patologia no sentido de “tratamento dos problemas”, com o objetivo de reabilitar a estrutura ou o objeto em estudo. A patologia possui o processo inicial de diagnóstico, onde se analisa o aparecimento de defeitos, buscando sua origem e causas. A segunda etapa corresponde a terapia, onde se levanta condicionantes técnicos e econômicos e pode ser escolhida uma ação corretiva adequada ao problema [2].
Segundo Azevedo [2], os danos causados pelas manifestações patológicas aumentaram a preocupação com o tratamento e não aparição delas. Muitas construtoras vêm desenvolvendo e utilizando programas de qualidade para reduzir erros no processo de execução da obra. Percebe-se assim que há uma profunda relação da patologia com a qualidade e durabilidade das estruturas.
3.1 Estrutura de Concreto Armado
Em estruturas de concreto armado, as manifestações patológicas podem ocorrer na fase de concepção da estrutura, construção, entrega e uso [2]. As causas podem ser intrínsecas, relacionadas aos materiais e elementos utilizados e ações externas, ou extríncias, relacionadas com o comportamento estrutural da edificação [3-4].
...