Estudo de Ergonomia no Posto de Trabalho
Por: Bruna Martins • 10/9/2018 • Trabalho acadêmico • 346 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
Universidade do Planalto Catarinense Uniplac.
Acadêmicos: Bruna Cristina Martins
Gislaine Pereira
Rosilei Bernardi
Disciplina: Ergonomia
Curso: Engenharia de Produção 9°fase
Estudo de ergonomia no posto de trabalho.
Lages, 10 de setembro de 2018.
Localização do posto:
O posto de trabalho escolhido para estudo, é o setor de Laboratório de Corte 3D, que fica no setor Ccet - Uniplac.
Descrição da tarefa:
Identificar os pontos do posto de trabalho que estejam com divergências relacionadas a ergonomia, como espaço da bancada, cadeiras, computadores e etc. Atividades feitas nesse posto de trabalho: Desenvolvimentos de desenhos e comandos para as máquinas de corte, os desenhos podem ser rápidos ou alguns mais elaborados que demandam de um tempo maior, sendo necessário o uso de computadores para a execução das tarefas.
Descrição do ambiente:
Sala fechada, com 3 computadores e máquinas de impressão a lazer e CNC. A máquina CNC fica em uma sala fechada por emitir ruídos e assim não causar danos aos operadores que precisam acompanha-la. O local também armazena alguns trabalhos elaborados no corte a laser como mostruário. Possui bancadas de trabalho manual.
Organização do trabalho:
O local apresenta boas condições, é climatizado, local fechado, sem ruídos externos, bem iluminado e com espaço para circulação.
Aplicação do instrumento de avaliação check list:
[pic 2]
Conclusão:
Concluímos que o local contém pontos a serem corrigidos e melhorados para uma melhor ergonomia, com mais qualidade de trabalho e diminuição dos riscos a saúde. Correções em alguns pontos podem facilitar e auxiliar muito o processo e o desempenho do trabalhador, evitando alguns desconfortos e problemas de saúde que podem impossibilita-lo de exercer sua função. Com isso vemos a importância da ergonomia nos trabalhos diários, e como ela pode auxiliar e melhorar a organização do ambiente, do trabalho e a segurança.
...