Estudos Complementares
Por: Aline Bueno • 9/5/2017 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Aluna: Aline Bueno Araujo Matrícula: 20141104689
Universidade Veiga De Almeida (UVA)
Disciplina: Estudos Complementares
Resumo do artigo:
A indústria do petróleo na região nordeste: Dificuldades e potencialidades. Enegep 2007
Como principal fonte de energia mundial, o petróleo, que hoje também é considerado a matéria-prima de milhares de produtos (plástico, asfalto, fertilizantes, etc.) é definido como uma mistura de hidrocarbonetos, onde, em sua menor parte (composição) encontram-se enxofre, oxigênio, nitrogênio entre outros elementos químicos.
O Brasil produz quantidade suficiente para atender a demanda do país, porém ainda é incapaz de suprir as necessidades de refino para a obtenção dos derivados do petróleo.
A cadeia de suprimentos que abastecem a indústria petrolífera, que tem em vista a integração de processos de negócio entre o consumidor, fornecedor de produtos e serviços, caracterizando-se assim elos, tais como, a administração de fornecedores e transportes. Essa cadeia tem como objetivo suprir a indústria com os recursos necessários para a produção de produtos com baixos custos produtivos e com um maior rendimento na produção.
No Brasil a indústria do petróleo, trabalha com o petróleo desde a prospecção até o transporte e venda do produto final. O nordeste do país, representa 9% do petróleo produzido no país, apesar da percentagem ainda há um déficit no refino, pois a indústria é insuficientemente capaz de suprir a região com suas necessidades, justamente por enfrentar dificuldades no setor (mão de obra desqualificada, por exemplo), o que enfraquece os impactos positivos sob a indústria. Apesar das dificuldades encontradas na região, há indícios de que investimentos feitos nesta, otimizariam a carga produtiva aumentando assim os aspectos positivos sob a indústria.
...