TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucao Da Comunicação

Pesquisas Acadêmicas: Evolucao Da Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, DissertaçõesTrabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Evolução Da Comunicação Déia

Evolução Da Comunicação Déia

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Negócios

Enviado por: Gabriel 16 dezembro 2011

Palavras: 1604 | Páginas: 7

...

o das empresas de comunicação, indústria livraresca e imprensa (jornais e revistas). Era da Comunicação de Massa – se inicia no século XIX com os jornais para pessoas comuns, como também o aparecimento das mídias eletrônicas, ou seja, comunicação de massa é aquela destinada ao grande público, tendo sua maior adoção com o surgimento do cinema, rádio e televisão, o que pode criar uma indústria cultural. Era dos computadores ou era da informação – surge com a popularização dos computadores no uso cotidiano dos indivíduos. Essa é a era recente em que o computador ainda esta transformando a sociedade como os outros meios transformaram as outras eras.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1696310-etapas-da-evolu%C3%A7%C3%A3o-da-comunica%C3%A7%C3%A3o/#ixzz1424WdsrZ

A evolução das comunicações no mundo

Iniciamos o século XXI com o avanço das telecomunicações, que nos últimos anos apresentam um salto evolutivo muito além de qualquer previsão...

A microeletrônica criou o Chip com dezenas de milhões de transistores e a digitalização deu às telecomunicações a mesma linguagem dos computadores. Nasceram as redes de computadores e, entre elas, a de maior impacto na vida das pessoas: a Internet...

A humanidade assistiu ao longo do século XX várias evoluções tecnológicas que permitiram a conquista do espaço. Os satélites de telecomunicações são, talvez, os maiores frutos dessa conquista. Além de permitirem a retransmissão de programas da televisão educativa e comercial, eles abriram novas perspectivas para a comunicação telefônica, a transmissão de dados, fax internet e muitos outros serviços especializados.

Com a introdução de satélites de baixa órbita (os chamados LEOS - abreviatura de Low Earth Orbtit Satellite), que são menores e mais econômicos, estava decretada a revolução da comunicação móvel via telefone celular.

A fibra óptica é outra inovação revolucionária. Surgida no final do século XX, essa tecnologia da informação permite a transmissão rápida e simultânea de milhares de chamadas telefônicas e dezenas de imagem por um filamento de vidro, sílica, náilon ou silicone de altíssima transparência e da espessura de um fio de cabelo humano

(no seu interior circulam correntes pulsantes de luz laser). Para se ter uma idéia de seu impacto, um cabo de fibra óptica pode substituir até mil cabos coaxiais de cobre.

O desenvolvimento da tecnologia permitiu a digitalização de todas as formas de comunicação como voz, dados, imagem, transformados em bits, que significa a menor unidade de informação, levando à convergência de sons, dados e imagem tratados em conjunto pelo computador, originando a multimídia e a realidade virtual.

No início dos tempos, o homem se comunicava através de gestos, sinais gravados em pedras e sinais de fumaça. Era uma comunicação eficiente, porém, demorada, que demandava certo tempo para se obter a resposta esperada.

Com a evolução humana, obtivemos duas das maiores heranças que nossos ancestrais poderiam ter nos deixado: a capacidade de se comunicar através da escrita e da fala.

A partir desta evolução, o homem aprimorou sua comunicação e estreitou seus relacionamentos, conseguindo desta maneira, expressar sentimentos de maneira mais “humana”.

Se comunicar com um parente distante passou a ser possível através de cartas, em seguida através do telegrafo e posteriormente através do telefone. Junto com essa evolução do processo de comunicação veio também a agilidade e as distâncias passaram a encurtar.

Mas como o processo de evolução é contínuo, a evolução nos trouxe também a internet e o e-mail. Ferramentas fantásticas que encurtou ainda mais as distâncias e agilizou a comunicação entre as pessoas, não importando se estão separadas por milhares de quilômetros ou até mesmo por oceanos.

Toda essa evolução trouxe benefícios também para as organizações. O mercado que antes era restrito ao seu país de atuação, passou a ser global. Um cliente no Brasil começou a comprar produtos de empresas no Japão e assim por diante.

O envio de cartas e documentos aos poucos, deixou de serem feitos através dos correios ou fax e passaram a ser feitos pelos e-mails, agilizando o processo de comercialização entre as empresas.

Problemas que antes eram resolvidos através de visitas e reuniões passaram a ser resolvidos através de troca de e-mails ou pelo MSN.

Para aquelas pessoas sem tempo, a internet trouxe a facilidade de estudar em casa através do ensino à distância.

Toda essa evolução trouxe sem dúvidas inúmeros benefícios à sociedade além dos já citados anteriormente. Mas como tudo na vida possui dois lados, esta evolução nos trouxe pontos positivos e pontos negativos.

Após analisar os pontos positivos, pergunto: O que aconteceu com o relacionamento humano?

Com o surgimento do e-mail e da internet, os relacionamentos se limitaram a uma tela de computador, não existe mais aquela conversa olho no olho, o contato com o outro ser humano, um belo aperto de mão para selar uma parceria.

Nossa sociedade está se isolando cada vez mais dentro de suas casas e se relacionando pelos computadores. Os colegas de trabalho desejam feliz aniversário através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com