Evolução Da Legislação Crimes Sexuais
Casos: Evolução Da Legislação Crimes Sexuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leonardof • 5/4/2013 • 952 Palavras (4 Páginas) • 840 Visualizações
União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas – UNIESP
Unidade Boituva/SP
EVOLUÇÃO DA LEGISLAÇÃO ACERCA DOS CRIMES SEXUAIS
LEONARDO FLÓRIO GRANDINO
BOITUVA – SÃO PAULO
2013
Leonardo Flório Grandino
EVOLUÇÃO DA LEGISLAÇÃO ACERCA DOS CRIMES SEXUAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Direito, como avaliação parcial à obtenção de aprovação na Disciplina Direito Penal IV.
Professor Responsável: Prof. Silvan Renosto
BOITUVA - SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO...........................................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................
REFERÊNCIAS..................................................................................................
INTRODUÇÃO
Constitui uma apresentação em linhas gerais, do que o leitor encontrará no estudo, portanto a introdução é elaborada no final do trabalho concluído e a partir daí a inserção no início do trabalho. É uma sinopse do estudo que o pesquisador irá discorrer, desse modo o texto deve ter início, meio e fim. A construção da introdução pode ser feita de maneira simples tendo como roteiro os capítulos descritos com um texto claro, conciso e objetivo.
A repetição de palavras não é benéfica a uma boa redação. A sugestão é o uso de sinônimos e expressões que substituam a repetição. A redação na 3ª pessoa do singular e o verbo na voz ativa continua válido. Desse modo, escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa não é recomendável. Evite expressões como “na minha opinião”, ou “acho que”, “penso que”, substitua por: “os dados apresentados mostram” ou “o levantamento feito indica”.
1. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Os crimes denominados “Dos Crimes Contra os Costumes” sofreram uma significativa mudança com a Lei nº. 12.015, sancionada no dia 07 de agosto de 2.009, agora denominando o título VI do Código Penal como “Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual”. E, como toda norma nova, levantou diversas e divergentes interpretações jurídicas.
Estudar as inovações trazidas pelo diploma alterador são de suma importância, uma vez que, foram alterações significativas, por exemplo, a junção dos crimes de estupro e atentando violento ao pudor, em um único tipo penal, a partir da referida mudança as duas condutas que eram descritas como crimes diversos, estão reunidas no artigo 213 do Código Penal.
A nova lei criou ainda, o crime de estupro de vulnerável, revogou a presunção de violência, descrita no revogado art. 224 do Código Penal, trouxe nova regra para a ação penal nos crimes contra a dignidade sexual.
Com as novas regras surgiram debates jurídicos sobre a retroatividade da lei penal mais benéfica, gerando polêmica entre os operadores do direito. O estudo do tema justifica-se ainda, em face da necessidade de adequação da norma penal ao contexto social e histórico, pois os crimes contra a dignidade sexual, provocam grande repulsa social. Neste sentido, o trabalho demonstra historicamente os diversos aspectos jurídicos do crime de estupro nas legislações brasileiras, descrevendo como tal crime era tipificado nos códigos anteriores mencionando a conduta, as pena e os sujeitos do crime.
Usou como fontes de pesquisa doutrinas, livros históricos, revistas científicas, trabalhos acadêmicos e sites da internet. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se o método dedutivo, partindo-se de uma ideia geral do crime de estupro para entender as consequências jurídicas em situações particulares.
...