Evolução histórica do Direito do Trabalho
Resenha: Evolução histórica do Direito do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FelipeBraga1994 • 15/6/2013 • Resenha • 317 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
Atualmente ,a questão relativa aos direitos dos cidadãos, principalmente dos trabalhadores, é algo de grande importância.Com as diversas modificações nos sistemas de produção ,tal fato passou a exigir um novo posicionamento dos empregadores atuais na gerência das empresas.O que passou hoje a denominar-se constitucionalização do direito do trabalho, objetiva fazer a proteção fundamental dos trabalhadores.
Devido a necessidade dessa tal proteção dos trabalhadores, tornou-se necessário também um conjunto de normas jurídicas, dotadas de características próprias, destinadas a reger e a disciplinar um grupo também especial de relações sociais- as relações decorrentes da prestação remunerada do trabalho, em regime de subordinação.
Evolução histórica do Direito do Trabalho
O Direito do Trabalho tem sua origem na Revolução Industrial séc. XIX, a produção industrial cria aquelas grandes concentrações de trabalhadores ao redor da máquina, e a super exploração desses mesmos trabalhadores pelos patrões, sem qualquer limite, tornando insuportável a vida que passam a levar e estimulando a procura de uma solução para esses graves problemas.
A situação dos trabalhadores, nesse período dito liberal , era de abandono à própria sorte, sem qualquer apoio de grupos sociais intermediários ou do Estado. Com efeito, estavam sujeitos os trabalhadores ao trabalho por jornadas diárias estafantes em troca de ínfimos salários, além da exploração do trabalho de mulheres e menores, igualmente sem qualquer sem qualquer limite. Inexistia em tal período respeito aos mínimos direitos do trabalhador, como hoje concebidos, sendo uma verdadeira violência à condição em que se encontravam esses empregados, quer no local de trabalho, quer relação a moradia, alimentação e à própria subsistência. Começaram a aparecer movimentos de associação entre os vários trabalhadores, como forma de defesa contra a ação do empregador. Esses movimentos foram duramente reprimidos, com verdadeiros massacres de seus integrantes, à medida que os empregadores percebem que começa a surgir uma força que os ameaça no seu poder destemido de exploração. Após intensas lutas, passam os empregados a ter reconhecidos seus direitos
...