TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Propostos Cargas

Por:   •  2/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios Propostos

  1. Os produtos perigosos exigem maior cuidado do que a carga geral em todas as atividades do armazém e no transporte. Por isso, é de extrema importância que gestores e colaboradores conheçam as normas brasileiras associadas ao produto perigoso. Essas diretrizes regulamentam o trabalho, incluindo, por exemplo, localização do armazém, movimentação, estoque, EPIs e transporte.

Após ler tais informações, avalie a situação a seguir.

[pic 1]

Diante desse cenário, qual é o local mais apropriado para a instalação do armazém e por que as outras possibilidades foram excluídas?

  Após consulta a ABNT NBR 17505:2013, pode-se dizer que o local mais adequado para abertura de um armazém de estocagem de produtos líquidos inflamáveis é o local ‘B’.

  Em comparação com os locais ‘A’ e ‘C’, o local ‘B’, além de estar mais afastado da área urbana, possui terreno amplo, garantindo assim o tranquilo cumprimento do que a norma supracitada estabelece em relação a distâncias mínimas até o limite da propriedade e também de qualquer via de circulação interna ou edificações importantes, e também uma melhor distribuição da construção e de sistemas preventivos de segurança, uma vez que o local ‘A’ está localizado em um terreno próximo a um condomínio de luxo e próximo a cidade, e o local ‘C’ é próximo de uma comunidade indígena e numa área com árvores nativas, inviabilizando assim a proteção ao meio ambiente e ao povo local. Além disso, o valor do terreno do local ‘B’ é mais razoável em comparação ao local ‘A’, já que este está localizado próximo a um condomínio de luxo; e um estudo econômico de caso poderia mostrar que a longo prazo, os custos de transporte, mesmo sendo mais altos, compensariam em contraste com o valor do terreno do local ‘A’ e custos consequentes de acidentes no armazém, tanto em proximidade com o local ‘A’ ou local ‘C’.

  1. Baixe o aplicativo pró-química online ou similar;

Faça uma observação nas imagens a seguir e classifique os produtos transportados, quanto ao grau de risco, rótulo de risco, classe e tipo produto transportado. Avalie o risco de cada produto à segurança pública.

[pic 2]

1.a

[pic 3]

2.a

Resposta a:

  O painel de segurança de cor branca e preta, com listras em sua metade superior, em conjunto com o painel de segurança de cor laranja, com os números 90/3082, apresenta os números de identificação de risco (número de risco) e do produto (número ONU) transportado. Sendo assim, pode-se dizer que a carga é uma substância que apresenta risco para o meio ambiente, em forma líquida, número de risco ‘90’, descrita como ‘substâncias perigosas diversas’, e número da ONU ‘3082’, classe ou subclasse de risco ‘9’.

  O painel de segurança incluso na primeira imagem, ilustrando uma árvore e um peixe, é aplicado somente em casos de carregamento de produtos perigosos aplicado somente nos casos de carregamento de transporte de produtos perigosos classificados com ONU 3082, como no caso, ou ONU 3077. Além disso, sempre que o símbolo (árvore e peixe) for aplicado ao veículo, este deverá ser identificado dos quatro lados.

  A carga representada na figura representa grande risco em casos de acidente, pois o derramamento do produto pode causar danos irreparáveis em solo, cursos d’água, e consequentemente, a vida animal.

 

[pic 4]

b)

[pic 5]

c)

Resposta b):

  De acordo com painel de segurança de número de risco 60 (produto tóxico ou nocivo) e número ONU 2609, e painel indicando classe ou subclasse 6, de toxicidade, o veículo transporta borato de trialila.

  Essa carga, dentre todas do exercício, é a que menos apresenta risco a segurança pública, se transportada adequadamente, e também se apresenta em forma sólida.

Resposta c):

 

 De acordo com os painéis de segurança de número de risco 33 (líquido muito inflamável) e número ONU 1203, número de risco 30 (líquido inflamável) e número ONU 2709 e número de risco 339 (líquido muito inflamável sujeito a violenta reação espontânea) e número ONU 2838, em conjunto de painéis representando classe ou subclasse 3, de inflamabilidade de líquidos (vapores) e gases, ou líquido sujeito a auto aquecimento, pode-se afirmar que o mesmo caminhão transporta, consecutivamente em seus tanques, combustível para motores, butilbenzeno e butirato de vinila estabilizado.

Essa é a carga que apresenta maior periculosidade em relação às outras representadas no exercício, principalmente pela presença do butirato de vinila, que exige, ademais, extremo cuidado de transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (663.8 Kb)   docx (599.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com