Exercicio De Estatistica
Ensaios: Exercicio De Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 031629 • 16/11/2013 • 2.051 Palavras (9 Páginas) • 452 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A administração trata, desde seus primórdios, de organizar o trabalho de forma racional. A partir do final do século XIX, começa a adquirir o status de ciência, com as tentativas de aplicação de métodos científicos ao estudo e aprimoramento do trabalho, assim como ao desempenho do trabalhador. Desde então, há sucessivas definições para esta atividade. Maximiano (1997), por exemplo, sugere que "a administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos". Sob esta ótica, várias pessoas estão envolvidas na administração de uma organização do terceiro setor, mesmo que, à primeira vista, não se percebam como tal. A administração se caracteriza como uma atividade meio; não é um fim em si mesmo. Administrar diz respeito ao desempenho da organização como um todo, em um determinado contexto. Desempenho, por sua vez, está relacionado aos conceitos de eficácia, eficiência e efetividade. Eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos, efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.
Portanto, os conceitos e técnicas de administração devem servir para que as organizações alcancem o desempenho. Deste modo citaremos neste trabalho, algumas das funções primordiais da administração, planejamento, organização, execução e controle, estas técnicas que são usadas para definir os processos administrativos e para classificar o conteúdo da maioria dos livros de administração.
2 PLANEJAMENTO
O processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação especifica do processo decisório. As decisões que procuram de, alguma forma, influenciar o futuro, são decisões de planejamento. As organizações não trabalhão na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa por ser aquela que da base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como deve ser feito pra alcança-los.
O planejamento pode ser visto sob três horizontes temporais:
- Planejamento estratégico é compreendido como aquele onde são definidas as estratégias que serão adotadas em longo prazo pela empresa. É tarefa da alta administração;
- Planejamento administrativo é compreendido como o detalhamento do planejamento estratégico num prazo intermediário com a fixação dos objetivos e recursos necessários para o atingimento das estratégias organizacionais. É o planejamento tático desenvolvido pela administração média;
- Planejamento operacional é o planejamento do dia a dia. Está mais preocupado com cronogramas, atingimento de metas de produção, vendas ou tarefas.
2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico é responsabilidade dos executivos de nível mais alto. Nele devem estar as decisões de longo prazo que definirão como a empresa vai se posicionar no segmento de mercado em que se situa. Nele devem estar decisões que podem alterar decisivamente o futuro da organização. Uma empresa pode se posicionar sobre o lançamento de novos produtos ou sobre a suspensão da produção (ou venda ou prestação de serviço) de outros produtos. Uma decisão do nível estratégico pode ser também na mudança da sistemática de distribuição dos produtos. Uma empresa pode se associar a outra para levar vantagem no sistema distribuição tal como se vez com frequência no segmento de cervejas com refrigerantes.
Ao elaborar um planejamento estratégico devem ser examinadas as principais forças indutoras:
- Oportunidades e desafios: concorrências consumidores tecnologia fontes de matéria-prima.
- Problemas e oportunidades: competência dos funcionários, tecnologia das máquinas, dos equipamentos e dos processos, disponibilidade de capital, entre outros elementos.
O processo de planejamento estratégico consiste em definir objetivos levando em conta os desafios e as oportunidades internas e externas. É uma sequência de análises e decisões a serem tomadas agrupadas em:
- análise da situação estratégica
- análise externa (análise das ameaças e oportunidades do ambiente)
- análise interna (análise dos pontos fortes e fracos dos sistemas internos da organização)
- definição do plano estratégico: objetivos e estratégias.
2.1.1 Análise da situação atual
A análise da situação atual da organização tem importância relevante por permitir o melhor conhecimento da empresa, seus pontos fortes e seus pontos fracos, de modo a melhor posicioná-la no mercado. Alguns merecem destaque nesta análise: qual a missão, negócio e visão; exame dos clientes e dos mercados; exame dos produtos e serviços; identificação das vantagens competitivas com relação à concorrência; e o exame do desempenho obtido.
2.1.2 Análise do ambiente
É o exame do ambiente externo com a identificação das ameaças e das oportunidades. Pode ser feita uma (a) análise da concorrência; uma (b) análise do mercado; e uma (c) análise de outros segmentos do mercado que podem representar alternativas estratégicas para a organização.
2.1.3 Definição de objetivos
Objetivos com relação a clientes e mercados, produtos e serviços, vantagens competitivas, participação de mercado e desempenho.
Exemplos:
a) manter posição de liderança entre as empresas da indústria automobilística (Volkswagen)
b) manter a segunda posição entre as redes de televisão (SBT)
c) recuperar os prejuízos e sobreviver (Varig)
d) crescer (fundos de pensão)
e) entrar em novos mercados (Método Engenharia)
f) Colocar um computador em cada lar (Microsoft)
2.1.4 Definição de estratégias
As estratégias empresariais
...