TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Periculosidade Segurança Do Trabalho IFC

Por:   •  22/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal Catarinense

Disciplina: Segurança do Trabalho

Professora: Fernanda Zendron

Aluno: Matheus Patel                 Turma: 101 Eletromecânica

                                              EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO  

Leia os casos descritos e justifique se o trabalhador em questão tem ou não direito a receber adicional de periculosidade. Justifique sua resposta de acordo com a NR-16

 

1) EXPLOSIVOS

Dois trabalhadores da Empresa ZYZ Explosivos Ltda executam suas atividades nas seguintes condições:

Trabalhador 1: é responsável pelo carregamento manual de caminhões (500kg) com explosivos iniciadores, durante 1h30min por dia útil de trabalho. Este trabalhador não adentra ao armazém, tendo acesso ao explosivo somente no local de transbordo que fica a 300 metros de distância do mesmo.

R:  Ele tem direito ao adicional de periculosidade, que nem mostra a NR16 ANEXO 1 ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM EXPLOSIVOS, no quadro nº1 item B, que diz que no transporte de explosivos todos os trabalhadores dessa atividade já fazem jus ao adicional de 30%.

 

Trabalhador 2: é responsável pelo controle administrativo de notas fiscais de entrada e saída de produtos químicos para confecção de explosivos iniciadores e de ruptura, estando sua sala situado a 1 km de distância do local de armazenagem. No armazém são estocados/movimentados diariamente entre 33 e 35 toneladas de explosivos de ruptura.

R: Ele tem sim direito a receber por periculosidade, de acordo com o Quadro nº4 que consta no item C do número 3 do Anexo 1 da NR16, que diz que é considerado área de risco a faixa de terreno até a distância máxima de 1.100m nos locais de armazenagem de explosivos de ruptura e pólvoras mecânicas, em que o local de armazenamento armazenar mais de 34.000kg até 45.300kg de explosivos.

 

2) INFLAMÁVEIS

Dois trabalhadores da Empresa MNO Combustíveis executam suas atividades nas seguintes condições:

Trabalhador 1: é caixa do posto de combustível e sua atividade é realizada a 10 metros da bomba de combustível mais próxima.

R: Ele não recebe o adicional de periculosidade, pois de acordo com o item M do Quadro 1 do Anexo 2 da NR16 quem trabalha na área de risco recebe, e que nem mostrado no item Q do Quadro 2 do mesmo anexo, a área de risco é no raio de 7,5m do ponto de abastecimento e da bomba de abastecimento. E esse trabalhador está a 10m.

Trabalhador 2: motorista da empresa, transporta pneus novos e usados. O caminhão tem um tanque de combustível (consumo próprio) de 600 litros. O trabalhador faz pessoalmente o abastecimento duas vezes ao dia.

R: Ele recebe o adicional, de acordo com o item J do Quadro 1 do anexo 2 da NR16, que diz que no transporte de vasilhames (em caminhões de carga), contendo inflamável líquido, em quantidade total igual ou superior a 200 litros o motorista e ajudantes recebem o adicional a periculosidade. Isso também consta na NR16.6.

 

3) RADIAÇÃO

Dois trabalhadores da empresa R Raio Z executam suas atividades nas seguintes condições:

Trabalhador 1: é técnico em radiologia responsável pela operação de aparelhos de Raio-X durante 20% de sua jornada de trabalho.

R:  Ele recebe o adicional sim, que nem mostra no item 4 do Quadro 1 do Anexo (*) da NR16 que diz que quem exerce atividades de operação com aparelhos de raios-X, com irradiadores de radiação gama, radiação beta ou radiação de nêutrons recebe o adicional.

 

Trabalhador 2: é o médico responsável pelo diagnóstico médico. Não entra na sala de irradiação mas executa suas atividades numa sala ao lado durante toda a jornada de trabalho (8h∕dia). Nada sabe-se sobre a qualidade da proteção existente nas paredes da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com