Experimento de Bases Experimentais: Fotossíntese
Por: Rennan Carrozza • 20/10/2016 • Trabalho acadêmico • 290 Palavras (2 Páginas) • 467 Visualizações
Experimento de Bases Experimentais
Fotossíntese
A planta utilizada no experimento foi a Higrophyla Corymbosa, planta aquática muito utilizada em aquários. O experimento foi iniciado com a colocação de 2 Higrophyla Corymbosa em dois funis diferentes, após isso colocados em um béquer de 100ml cada funil.
Em seguida foi adicionada 500ml de água destilada em um béquer, o qual chamaremos de béquer 1, e 5g de bicarbonato de sódio (Na2CO3) 10g/litro dissolvidos em 500ml de água destilada que chamaremos de béquer 2 e em cima foi colocado duas provetas cortadas invertidas ( na proveta 1 contendo apenas água destilada e na proveta 2 contendo água destilada e Na2CO3)
Os béqueres foram colocados ao lado de uma fonte de luz (lâmpada incandescente) e então passamos a realizar observações com variações medias de 10 minutos entre cada anotação.
1º: Sem nenhuma mudança observada.
2º: Formação de bolhas no béquer 2 e diminuição da solução.
3º: No tubo 2 o nível da solução desceu 0,6ml e ainda havia formação de bolhas na proveta. No tubo 1 pouca formação de bolhas e só na região inferior do frasco.
4º: No tubo 2 diminuição de 1,0ml e no tubo 1 permaneceu no mesmo estado que na 3ª observação.
5º: Tubo 2 diminuição de 1,2ml da solução.
6º: Tubo 2 diminuição de 1,8ml da solução.
CONCLUSÃO
Na fase clara a planta absorve CO2 na presença de luz, para fazer a fotossíntese, liberando O2.
Por isso no béquer com bicarbonato de sódio (Na2CO3) e água destilada a presença de bolhas foi mais intensa, a planta absorve o CO2 presente dissolvido na água, liberando o O2.
Já no béquer sem a presença de bicarbonato de sódio (Na2CO3) há formação de menos bolha já que não há presença de carbonato na solução de água destilada, por isso taxa de fotossíntese é menor.
...