O experimento foi realizado com a titulação ácido-base com ácido
Tese: O experimento foi realizado com a titulação ácido-base com ácido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JhonatanUchiha • 18/11/2013 • Tese • 946 Palavras (4 Páginas) • 798 Visualizações
Resumo
Neste experimento foi realizada a titulação ácido-base utilizando o método ácido /base, baseado na determinação da concentração de uma base(NaOH) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de um ácido(H2SO4) de concentração conhecida(0,5mol).
Objetivo
É um processo onde faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração incial do titulante e do titulado.Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado, água e um indicador ácido/base) e umabureta, onde está contido o titulante.
-Titulação Ácido forte/Base forte Neste tipo de titulação, o ponto de equivalência se dá aproximadamente em pH 7, pois o ácido ioniza-se praticamente na totalidade e a base sedissocia praticamente na totalidade. Quando os íons H3O+ e OH- reagem, formam água. Um exemplo deste tipo de titulação é a titulação de uma solução de HCl com NaOH:
NaOH(aq) → Na+ (aq) + OH- (aq) (dissociação da base)
(aq) + H3O+ (aq) ↔ 2H2O(l) (a reação de neutralização que ocorre na titulação)
Numa titulação de uma base forte com um ácido forte ocorre o mesmo tipo de reações e o ponto de equivalência é o mesmo, tendo como diferença a forma da curva de titulação (em vez de ser crescente é decrescente).
Introdução
O Ph refere-se a uma medida que índica se uma solução liquida é ácida, neutra ou alcalina. PH é o símbolo para a grandeza físico química (potencial hidrogeniônico), essa grandeza indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução liquida. Um indicador de pH também chamado de ácido – base é um composto químico que adicionado em pequenas quantidades a uma solução é que permite saber se essa solução é ácida ou alcalina. Os indicadores de pH são frequentemente ácidos e de bases fracas. Quando adicionados a uma solução os indicadores de pH ligam-se aos íons positivos ou negativos e consequentemente altera-lhes a cor, fenolftaleína é um indicador comum.
Ácido acético e estudo de PH
Ácido: Ácido, no âmbito da química, é um composto capaz de transferir prótons (H+) numa reação química – por tal pode ser chamado também de "doador de próton".
Base: Uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de íons H+ sendo considerado base às soluções que têm a 25 °C, pH acima de 7. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado.
Reação de neutralização: As reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização. Uma vez que tanto o ácido quanto a base são consumidos e novos produtos são formados (não necessariamente com caráter neutro).
Titulação: A titulação é um processo físico para determinação da concentração em valores específicos de uma substância desconhecida podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.
PH: Potencial Hidrogênio, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
Materiais e Reagentes
-Ácido Sulfúrico H2SO4 Hidróxido de Sódio NaOH
-Fenolftaleína
-Erlenmayer
-Béqueres de 50mL
-Proveta
-Conta Gotas
-Bureta
-Anel Metálico
-Suporte Universal
Procedimentos
1. Adicionou-se 50ml de NaOH na bureta.
2. Mediu-se 40ml de H2SO4 na proveta.
3. Dividiu-se os 40ml de H2SO4 para dois erlenmayers distintos.
4. Adicionou-se 3 gotas do indicador de base Fenolftaleína em cada erlenmayer.
5. Colocou-se o erlenmayer em baixo da bureta.
6. Iniciou-se o gotejamento da base no ácido.
7.
...