FÍSICA II - Pêndulo Simples e Pêndulo Físico
Por: isadora castelo • 29/9/2015 • Relatório de pesquisa • 775 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CENTRO DE TECNOLOGIA DE ALEGRETE
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
FÍSICA II
Pêndulo Simples e Pêndulo Físico
Física II
Luis Fernando Camponogara - 141150474
Professor: Leandro Antônio Thesing
Alegrete, Novembro de 2014
Sumário
1. Sumário
2. Índice de Ilustrações
3. Objetivo do Experimento
4. Introdução
5. Fundamentação Teórica
6. Parte Experimental
7. Resultados Obtidos
7.1. Analise dos resultados
8. Conclusão
9. Bibliografia
Índice de Ilustrações
Figura 1 - Esquema do Experimento
Figura 2 - Tabela de Resultados
Figura 3 - Gráfico com o Comportamento da Pressão Manométrica
Objetivo do Experimento
Os movimentos que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente são chamados de periódicos ou oscilações. Um tipo importante, e de mais fácil estudo, de oscilação, é o Movimento Harmônico Simples, o qual é definido como sendo “o movimento executado por uma partícula sujeita a uma força, chamada de restauradora, proporcional ao deslocamento da partícula, mas com o sinal oposto”.
O pendulo simples é um sistema composto por uma massa presa a um fio, por exemplo, que é teoricamente inextensível (fio ideal) o qual oscila em torno de um ponto fixo. O sistema composto pelo fio e massa fica executando movimentos alternados em torno da sua posição central, chamada de posição de equilíbrio. E a massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
O pendulo físico é qualquer pêndulo real já que ele não tem uma distribuição uniforme de massa. Ele consiste de um corpo rígido (com qualquer forma) suspenso por um ponto O e que pode girar livremente (sem atrito) em torno desse ponto. Nesse ponto se encontra o eixo de rotação que é perpendicular ao plano em que ocorre o movimento.
O experimento com objetivo educacional tem como prioridade mostrar para os alunos de maneira pratica, onde e como são aplicados os conhecimentos estudados em sala de aula.
Esse por sua vez possui como objetivo principal verificar os estudos em sala de aula, comparando os valores teóricos com os valores obtidos e calculados, durante o experimento, do período de oscilação de um pêndulo simples com um pêndulo físico.
Embasamento Teórico
A equação representa o período de um pendulo simples dado em segundos onde as variáveis são: corresponde ao comprimento do fio em e corresponde à aceleração gravitacional. Enquanto a equação do período de um pêndulo físico é , onde é o momento de inercia (de massa), é a aceleração da gravidade e é a distancia do ponto de suspenção até o centro de gravidade dado em (metros). O momento de inercia da barra é dado através da equação as variáveis dessa equação são: é a massa da barra em (kg) e é o comprimento da barra em (metros).[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
Parte Experimental
Logo no começo do experimento, foi pesado o pêndulo simples e obteve-se o seguinte valor para sua massa 0,090 kg, logo em seguido prendeu-o em um fio de massa desprezível o qual possui um comprimento de 0,33 metros. Foi medido com um ângulo pequeno o tempo de 10 oscilações, esse processo foi realizado cinco vezes e foram anotados esses tempos. O mesmo foi feito com um ângulo maior.
...