FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
Por: anbk75 • 12/3/2016 • Projeto de pesquisa • 6.916 Palavras (28 Páginas) • 343 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ENGENHARIA BÁSICA – Turma: EB1PR34
FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
(APS – Atividade Prática Supervisionada)
MANAUS
2015
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
Atividade prática supervisionada para obtenção de nota no 1ª semestre de Engenharia Básica
MANAUS
2015
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1. JOHANN CARL FRIEDRICH GAUSS 5
1.1 - Biografia 5
1.2 - Principais Obras e Ideias de Gauss 7
2. GEORG SIMON OHM 10
2.1 - Biografia 10
2.2 - Principais Obras e Ideias de Ohm 12
2.2.1 - 1ª Lei de Ohm: V = R.i 12
2.2.2 - 2ª Lei de Ohm: 13
2.2.3 - Ohm e as forças eletroscópicas 13
2.2.4 - Outras contribuições 14
3. ARTHUR SCHOPENHAUER 15
3.1 - Biografia 15
3.2 - Principais Pensamentos de Arthur Schopenhauer 17
3.2.1 - Crueldade e compaixão 18
4. IMPACTOS PRODUZIDOS PELAS OBRAS DE GAUSS, OHM E SCHOPENHAUER 21
4.1 - Georg Simon Ohm 21
4.2 - Johann Carl Friedrich Gauss 22
4.3 - Arthur Schopenhauer 23
DISSERTAÇÃO 24
CONCLUSÃO 26
BIBLIOGRAFIA 27
ANEXOS 28
Analise da 1ª lei de Ohm 28
Demonstração: 28
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado um pouco da vida, da obra e dos importantes feitos de três grandes homens da história, que brilharam em diversas áreas da ciência. O matemático Johann Carl Friedrich Gauss, o físico Georg Simon Ohm e o filosofo Arthur Schopenhauer.
1. JOHANN CARL FRIEDRICH GAUSS
1.1 - Biografia
Johann Carl Friedrich Gauss nasceu a 30 de Abril de 1777 em Brunswick, Alemanha, em uma família pobre, sendo filho de Gerhard Diederich e Dorothea Benz. O pai, Gerhard, jardineiro e pedreiro de profissão, era um homem honesto, mas queria impedir o jovem Gauss de seguir estudos dignos das suas capacidades. Por outro lado, a mãe Dorothea impôs-se contra o marido e permitiu que Gauss continuasse os seus estudos. Foi o irmão de Dorothea, Friedrich, que viu desde cedo as enormes capacidades do pequeno Gauss e o estimulou para que desenvolvesse o raciocínio lógico enquanto criança. (1)
Entrou para a escola primária aos sete anos. Três anos depois brilhou, quando o professor pediu à turma que somasse todos os números de 1 até 100. Gauss rapidamente observou uma série aritmética, e concluiu que o resultado era a soma de 50 pares de números que somam 101. Com este feito conquistou a simpatia do professor, e este o apresentou ao jovem professor Bartels. Posteriormente ambos ajudaram Gauss a ingressar na escola secundária em 1788. Bartels e Gauss tornaram-se amigos e trabalharam juntos. Bartels, reconhecendo o gênio de Gauss, apresentou-o ao Duque de Brunswick, que ficou impressionado com o jovem e o colocou sob sua proteção, pagando-lhe os estudos até ao final da sua educação. (1)
Em 1792, com 15 anos, ingressou no Collegium Carolinum, e três anos mais tarde frequentou a Universidade de Göttingen. Apesar de já ter descoberto o teorema binomial, a lei da reciprocidade quadrática, e os mínimos quadrados, estava indeciso entre as carreiras de filologia e matemática. Foi a importante descoberta de como construir um polígono regular de 17 lados com régua e compasso que o fez, finalmente, decidir-se pela matemática. Após três anos extremamente prolíferos na universidade, doutorou-se em 1799 pela universidade de Helmstedt com uma dissertação, na qual demonstrou o teorema fundamental da Álgebra. (1)
Como continuava sob proteção do Duque, Gauss não necessitava de obter rendimentos e pôde dedicar-se completamente à investigação. Publicou, em 1801, a sua obra-prima em teoria dos números, "Disquisitiones Arithmeticae", onde, entre outras coisas, introduziu a noção de congruência, e publicou a prova da lei da reciprocidade quadrática. (1)
Também dedicou parte considerável da sua carreira à astronomia. Em particular, fez excelentes previsões da Órbita de Ceres, com recurso ao método dos Mínimos Quadrados, e publicou um tratado de dois volumes dedicado à determinação de órbitas de planetas. Após a morte do seu protetor, Bartels, em 1805, teve de trabalhar para sustentar a família, conseguindo um lugar como diretor do observatório de Göttingen, através de amigos influentes. (1)
A obra de Gauss é muito extensa e diversa. Alguns dos seus importantes contributos, além dos já mencionados, estão relacionados com: geodésicas, teoria das superfícies, transformações conformes, eletromagnetismo, teoria da atração Newtoniana, geometria diferencial e geometria de funções de variável complexa. (1)
Gauss era conhecido por ser frio e severo nas suas relações sociais. Tinha o hábito de trabalhar sozinho, sendo criticado por não se preocupar com a divulgação dos seus trabalhos. Publicava apenas aquilo que considerava estar acima de qualquer crítica e, no seu diário científico foram encontradas descobertas não publicadas que antecipavam resultados
...