FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
Por: Samuel Costa • 10/11/2019 • Trabalho acadêmico • 9.263 Palavras (38 Páginas) • 168 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
OZIEL FERREIRA BRAGA - R.A.: D2558F9
SAMUEL COSTA DA SILVA - R.A.: D3974H5
WALLACE DOS SANTOS MEDEIROS - R.A.: D3990C8
FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
JUNDIAÍ
2017
OZIEL FERREIRA BRAGA - R.A.: D2558F9
SAMUEL COSTA DA SILVA - R.A.: D3974H5
WALLACE DOS SANTOS MEDEIROS - R.A.: D3990C8
“FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO”
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do primeiro semestre em Engenharia Básica da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
JUNDIAÍ
2017
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise da vida, ideias e impactos gerados pelo filósofo Aristóteles, pelo matemático Arquimedes e pelo físico Isaac Newton, tendo em vista as externalidades positivas geradas pelo processo de produção textual de caráter acadêmico. Para tanto, valendo-se dos recursos disponíveis online - tais como enciclopédias e publicações de universidades nacionais e internacionais - e do acervo de livros disponíveis na UNIP. Essas três figuras ganharam destaque na história e em suas áreas de atuação por contribuírem enormemente para o desenvolvimento cientifico, filosófico e cultural de nossa civilização. Após esse inquérito, analisa-se os impactos de cunho pessoal e profissional em perfazê-lo.
Palavras-chave: Vida. Ideias. Impactos.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ARISTÓTELES 5
2.1 Biografia 5
2.1.1 Infância 5
2.1.2 A Academia 5
2.1.3 O Liceu 6
2.2 Ideias, teorias ou leis 7
2.2.1 Química 7
2.2.2 Pensamento científico 7
2.2.3 Hilemorfismo teleológico 8
2.2.4 Lógica 8
2.3 Impactos produzidos 9
3 ARQUIMEDES 11
3.1 Biografia 11
3.2 Ideias, teorias ou leis 12
3.3 Impactos produzidos 14
4 ISAAC NEWTON 15
4.1 Biografia 15
4.2 Ideias, teorias ou leis 18
4.2.1 1ª Lei de Newton – Inércia 18
4.2.2 2ª lei de Newton - Força produz aceleração 19
4.2.3 3ª lei de Newton - Ação e Reação 19
4.2.4 Força Gravitacional 20
4.3 Impactos produzidos 21
5 FUNÇÃO ESTUDADA 25
5.1 Força – Peso 25
6 DISSERTAÇÃO 28
7 CONCLUSÃO 30
REFERENCIAS 31
1 INTRODUÇÃO
Tendo em vista o conteúdo da disciplina Tópicos de Física Geral e Experimental (TFGE) escolhemos três figuras, Aristóteles, Arquimedes e Newton, para a aplicação de tudo o que fora aprendido durante o 1º semestre do curso de Engenharia Básica.
Como filósofo escolhemos Aristóteles por conta de sua grande importância no ramo da filosofia e seu pioneirismo. Aristóteles foi o fundador da lógica, processo imprescindível para o avanço tanto da filosofia quanto da ciência - tendo em vista a discussão epistemológica por trás da observação. Seus trabalhos também foram muito variados passando desde biologia, física, até metafísica, ética e política. Aristóteles é, portanto, uma matéria prima para um trabalho interdisciplinar.
Depois de algumas aulas na matéria de TFGE, após ser apresentado alguns conceitos criados por Arquimedes, sabíamos que ela seria o nosso matemático a ser escolhido, visto que durante toda sua vida, demonstrou além de uma inteligência imensurável, a sua capacidade de concentração era surpreendente, o que diversos nomes importantes, como Plutarco, fizeram questão de destacarem em livros por eles feitos.
Por fim, optamos pelo físico Isaac Newton, o qual teve grande destaque nas Leis da Mecânica, na Lei da Gravitação, no Princípio da Natureza das cores e na Alquimia, o qual trouxe grandes avanços para sua época e explicações para os conceitos abordados por seus antecessores. Além disso, no decorrer do trabalho percebemos que justamente pelo fato de que Isaac Newton viveu no século XVII, o mesmo se apropriou de muitas ideias e descobertas de Aristóteles e Arquimedes foram responsáveis, para produzir novos conceitos.
2 ARISTÓTELES
2.1 Biografia
Aristóteles (384 a.C. − 322 a.C.) foi um filósofo da Grécia Antiga que, junto a pensadores como Platão e Sócrates, ajudou a formar o pensamento ocidental e deu a base para o pensamento científico. Seus estudos abrangeram as mais diversas áreas do conhecimento, tais como biologia, física, ética, ciência política e filosofia.
Como explica o escritor Stenudd (2006), apesar de sua enorme importância no mundo da filosofia, a vida de Aristóteles foi pouco documentada. Em seus trabalhos, Aristóteles não descrevera sua vida. As bases para o que sabemos sobre a vida do filósofo partem sobretudo do trabalho de dois historiadores: Diógenes Laércio (200 d.C. - 250 d.C.); e Dionísio de Halicarnasso (60 a.C. - 7 a.C.). Existe, portanto, uma grande incerteza acerca do que realmente acontecera na vida de Aristóteles e por conta disso diferentes autores divergem sobre datas e eventos.
...