FONTES DE ALIMENTAÇÃO
Exames: FONTES DE ALIMENTAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arsilva10 • 22/9/2014 • 1.638 Palavras (7 Páginas) • 267 Visualizações
FAATESP – Faculdade de Tecnologia Álvares de Azevedo
Donizete Leite Moreira
Eduardo Pereira Martins
Aleandro de Souza
Filipe Domingos da Silva
Andre Rodrigues da Silva
Fonte de alimentação
SÃO PAULO
2014
Donizete Leite Moreira
Eduardo Pereira Martins
Aleandro de Souza
Filipe Domingos da Silva
Andre Rodrigues da Silva
Fonte de alimentação
Trabalho para disciplina de: Pratica interdisciplinar
Tema: Fonte de alimentação
Professor Orientador:
SÃO PAULO
2014
Sumário
Introdução-----------------------------------------------------------------------------------3
Fonte de alimentação linear simplificada-------------------------------------------4
Fonte de alimentação chaveada série-ressonante simplificada---------------4
Comparativo entre os dois tipos de fonte-------------------------------------------5
Tensão das fontes de alimentação----------------------------------------------------5
Potência das fontes de alimentação--------------------------------------------------6
Eficiência das fontes de alimentação-------------------------------------------------7
Conectores das fontes de alimentação-----------------------------------------------8
Bibliografia-------------------------------------------------------------------------9
Fontes de alimentação
introdução
Em nosso projeto mostraremos as principais características das fontes, e obteremos alguns resultados que nos ajudarão a estarmos mais interagidos com o produto (fonte de alimentação). O foco do projeto serão os valores obtidos pelo equipamento. A fonte de alimentação é o dispositivo responsável por fornecer energia elétrica aos componentes de um equipamento corrente continua. Portanto, é um tipo de equipamento que deve ser escolhido e manipulado com cuidado, afinal, qualquer equívoco pode resultar em provimento inadequado de eletricidade ou em danos à máquina, você conhecerá as principais características das fontes, como tensão, potência, PFC, eficiência, tipos de conectores, entre outros.
Existem dois tipos básicos de fontes de alimentação: linear e chaveada
Fontes de alimentação são equipamentos responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica aos dispositivos dos computadores. Para isso, convertem corrente alternada (AC - AlternatingCurrent) - grossamente falando, a energia recebida por meio de geradores, como uma hidroelétrica - em corrente contínua (DC - DirectCurrent), uma tensão apropriada para uso em aparelhos eletrônicos. Assim, a energia que chega nas tomadas da sua casa em 110 V (Volts) ou 220 V é transformada em tensões como 5 V e 12 V.Os computadores usam fontes de alimentação do tipo chaveada. Trata-se de um padrão que faz uso de capacitores e indutores no processo de conversão de energia e recebe esse nome por possuir, grossamente falando, um controle de chaveamento que "liga e desliga" a passagem de energia de forma a gerar e fixar uma tensão de saída. Há também uma categoria chamada fonte linear, mas esse tipo não se mostra adequado aos computadores por vários motivos, entre eles, tamanho físico e peso elevado, além de menor eficiência (conceito que será explicado neste texto), uma vez que fontes lineares utilizam um "excesso" de energia para manter sua tensão de saída, gerando também mais calor. Nas fontes chaveadas isso não ocorre porque esse tipo simplesmente desativa o fluxo de energia em vez de dissipar a "sobra". Além disso, fontes chaveadas também exigem menor consumo, pois utilizam praticamente toda a energia que "entra" no dispositivo.
Fonte de alimentação linear simplificada
A fonte linear é constituída por quatro partes básicas, a saber:
- O transformador — que adequa a tensão alternada da rede ao nível correto de tensão alternada que se deseja;
- A retificação — constituída por 2 ou 4 diodos retificadores (no esquema apresentado temos 4 diodos) — transforma a tensão alternada do secundário do transformador em uma tensão contínua ondulada (com ripple);
- O filtro — é constituído via de regra, por capacitores e indutores — retira as últimas ondulações (ripple) que ainda possam existir sobre a tensão contínua, tornando-a mais pura.
- O circuito de controle — que mantém a tensão de saída constante e estabilizada, mesmo quando há variações na tensão alternada da entrada ou da rede.
Fonte de alimentação chaveada série-ressonante simplificada.Os transistores são chaveados em saturação (condução) e corte (circuito aberto) numa freqüência que pode ir de 20kHz até 250KHz conforme o projeto da fonte chaveada.
O circuito de pulsos compensa as pequenas variações da tensão de entrada mudando um pouco a freqüência de tal forma que, a tensão contínua de saída permaneça estabilizada (constante).
Note que a fonte chaveada série-ressonante é a única que gera uma onda senoidal na saída. Todas as outras fontes geram onda quadrada, com alto teor de harmônicos. Sabemos que a onda senoidal é muito mais simples de ser filtrada.
Outro aspecto importante é o fato da fonte chaveada ser mais leve que as outras, pois
...