TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNCOES MATEMATICAS

Trabalho Universitário: FUNCOES MATEMATICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 14

Java é uma tecnologia. É um mundo tão grande que ninguém se arrisca a dizer: ? Eu sei Java ?. Basicamente constitui-se de uma linguagem de programação e um programa para execução chamado de máquina virtual ou virtual machine. Quando programa-se em Java usa-se a linguagem de programação Java e um ambiente de desenvolvimento Java para gerar um software que será executado em um ambiente de distribuição Java. Tudo isso é a tecnologia Java.

1.1 O que pode ser feito em Java?

TUDO! Java é uma linguagem que não se prende a nenhuma arquitetura e a nenhuma empresa, é rápida e estável. Pode construir sistemas críticos, sistemas que precisam de velocidade e até sistemas que vão para fora do planeta, como a sonda Spirit enviada pela Nasa para Marte. Java tem um mar de projetos open source, que estão lá, esperando por usuários e desenvolvedores.

Java tem o apoio, a participação e o patrocínio das maiores organizações e empresas de tecnologia do Mundo: Oracle, Sun Microsystems, IBM, Nokia Corporation, Hewlett-Packard, Borland Software Corporation, Apache Software Foundation, SAP AG, SavaJe Tenologies, Apple Computer Inc, Cisco Systems, Fujitsu Limited, Macromedia Inc, Rational Software, Unisys, America Online, Hitachi LTDA, Mitsubishi Eletric Corp, NEC, Sony Internacional, Sharp, Ericsson Inc, Matsushita Eletric, Motorola, Samsung Eletronics, Siemens AG, Symbian, Novell, PalmSource Inc, BEA Systems, Object People e muitas outras.

1.2 Um pouco de história

A tecnologia Java começou a ser criada em 1991 com o nome de Green Project. O projeto era esperado como a próxima geração de software embarcado. Nele trabalhavam James Grosling, Mike Sheridan e Patrik Naughton. Em 1992 surge a linguagem ? Oak ? a primeira máquina virtual implementada. Várias tentativas de negócio foram feitas para vender o ? Oak ? mas nenhuma com sucesso.

Em 1994 surge a internet, a Sun vê uma nova possibilidade para o Green Project e cria uma linguagem para construir aplicativos Web baseada na Oak, a Java. Em 23 de maio de 1995 a linguagem Java é oficialmente lançada na SunWorld Expo 95 com a versão JDK 1.0 alpha. A Netscape aposta na idéia e inicia a implementação de interpretadores Java em seu navegador, possibilitando a criação de Java applets. A partir desta etapa o Java começa a crescer muito.

Em 1997 é lançado a prova da maturidade da tecnolo

De 1998 até hoje a tecnologia evoluiu muito possuindo um dos maiores repositórios de projetos livres do mundo, o java.net. Em 1999 surgiu a plataforma para desenvolvimento e distribuição corporativa batizado de Java 2 Enterprise Edition (J2EE) e a plataforma Java 2 Mobile Edition (J2ME) para dispositivos móveis, celulares, PDAs e outros aparelhos limitados.

Atualmente Java é uma das linguagens mais usadas e serve para qualquer tipo de aplicação, entre elas: web, desktop, servidores, mainframes, jogos, aplicações móveis, chips de identificação, etc.

Você sabia que seu cartão de crédito pode ter um JavaCard?

1.3 Máquina Virtual?

Java é multiplataforma. Quando um programa Java é compilado um código intermediário é gerado, chamado de bytecode. Este bytecode é interpretado pelas máquinas virtuais java (JVMs) para a maioria dos sistemas operacionais. A máquina virtual é a responsável por criar um ambiente multiplataforma, ou seja, se alguém construir um sistema operacional novo, basta criar uma máquina virtual java que traduza os bytecodes para código nativo e pronto! Todas as aplicações java estarão rodando sem problemas.

Entre outras funções, a máquina virtual java também é responsável por carregar de forma segura todas as classes do programa, verificar se os bytecodes aderem a especificação JVM e se eles não violam a integridade e a segurança do sistema.

A figura 1.1 mostra como acontece a compilação e a execução de um programa Java. De um código Java, que está em um arquivo. java, o compilador javac gera o bytecode: um arquivo. class. Após isso uma máquina virtual java executa o bytecode e roda o programa.

0

Figura 1.1: Compilador e Interpretador Java

Como existe um programa traduzindo um código a cada execução do sistema, poderia-se dizer que Java sempre será mais lenta que as linguagens que geram código nativo do sistema operacional como Delphi, VB ou C + +. Isso era fato até 1996 quando a Sun criou o compilador Just-in-time (JIT) que analisa e retira códigos desnecessários aumentando consideravelmente a velocidade da execução. Atualmente o Java é mais rápido que o próprio C em vários aspectos.

1.4 As três grandes edições

Java se divide em três grandes edições.

* Java 2 Standard Edition (J2SE): É a tecnologia Java para computadores pessoais, notebooks e arquiteturas com poder de processamento e memória consideráveis. Várias APIs acompanham esta versão e tantas outras podem ser baixadas opcionalmente no site da Sun. É com elas que a maioria das aplicações são construídas e executadas. O J2SE possui duas divisões:

o Java Development Kit (JDK) ou Standard Development Kit (SDK): um conjunto para desenvolvimento em Java e deveria ser instalado apenas pelos desenvolvedores por possuir ferramentas para tal tarefa.

o Java Runtime Edition JRE: uma versão mais leve da JDK pois é preparada para o ambiente de execução, ou seja, é esta versão que executará os sistemas construídos com a SDK.

* Java 2 Mobile Edition (J2ME): É a tecnologia Java para dispositivos móveis com limitações de memória ou processamento. Possui APIs bem simples e leves para economizar espaço, memória e processamento. São utilizadas para sistemas em celulares, palm tops, pocket pcs, smartphones, javacards e demais dispositivos. O J2ME se divide em dois grupos de bibliotecas. É dividida em dois grupos:

o Connected Limited Device Configuration (CLDC): Para celulares e smartphones, que são mais limitados

o Connected Device Configuration (CDC): Para Palmtops e Pocket pcs e alguns dispositívos mais poderosos.

* Java 2 Enterprise Edition (J2EE): É a tecnologia Java para aplicações corporativas que podem estar na internet ou não. Possui um grande número de APIs onde a segurança é a principal preocupação. É ideal para a construção de servidores de aplicação, integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com