Fabrica De Sabão
Casos: Fabrica De Sabão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pe_msousa • 4/4/2014 • 777 Palavras (4 Páginas) • 470 Visualizações
O processo de fabrico do sabão
Saponificação:
As gorduras ou os óleos são aquecidos a 40-50ºC e misturados com as soluções alcalinas (soda cáustica), a 20-30ºC. A reacção é exotérmica, produzindo uma temperatura final de 105ºC.
Lavagem / Floculação:
O sabão obtido contém várias impurezas, sendo de salientar a presença de glicerina que lhe confere muita baixa consistência. Se este álcool permanecer no sabão obtém-se um sabão mole, em regra impróprio para formar barras ou para originar sabonetes. A glicerina é eliminada procedendo-se à floculação do sabão. A lavagem deste conjunto leva a que haja separação de duas camadas aquosas, uma mais densa, constituída por glicerina, e outra mais leve constituída pelo sabão. 75 a 80% da glicerina é recuperada para reciclagem.
Secagem:
Após a separação da glicerina do sabão, este é seco e arrefecido.
Armazenamento:
Nesta etapa, procede-se ao armazenamento do sabão base.
Mistura:
O sabão base (preparado na fase anterior) é adicionado ao corante e ao perfume.
Laminação/Refinação:
Esta etapa consiste na homogeneização do sabão corado e perfumado.
Extrusão:
O sabão homegeneizado é forçado a sair por um orifício, donde se obtém o sabão em barra.
Corte:
O sabão em barra é cortado em pequenos bocados de tamanho desejado.
Prensagem:
Nesta etapa o sabão é prensado para obter a forma e gravação desejadas pelos clientes.
Embalamento:
O sabão é embalado e está pronto para comercialização.
O sabão e o meio ambiente
A reciclagem é uma forma muito atractiva de valorização de resíduos com diversas vantagens ambientais. Pode contribuir para a economia dos recursos naturais, assim como para o bem estar da comunidade.
Deitar o óleo de cozinha usado na rede de esgoto causa o entupimento do mesmo, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir os canos, são empregues produtos químicos altamente tóxicos, que causam danos irreparáveis ao meio ambiente. O desenvolvimento de técnicas de reciclagem de óleos usados para fazer sabão constitui uma fonte secundária de matérias-primas dando origem a novos produtos. O processo de fazer sabão usando óleos e gorduras usadas é muito idêntico ao processo de fabrico normal de sabão. Têm-se, no entanto, algumas etapas adicionais de limpeza das gorduras. O esquema seguinte é um exemplo de um processo de fabricação de sabão recorrendo a óleos usados.
A mão-de-obra requerida é facilmente treinável,
...