Fabrica Digital e Gêmeos Digital.
Por: Eliézer Guandelini • 13/9/2022 • Monografia • 4.574 Palavras (19 Páginas) • 61 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal de São Paulo
Campus Piracicaba
Eliézer Guandelini Silva
Fábrica digital e Gêmeos Virtual.
Gestão de Produção e da Qualidade.
Docente: Luiz Vicente Neto.
Piracicaba 26/06/2022
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 Fabrica Digial 4
2.1 Como funciona uma fábrica digital 5
2.2 Como as fábricas digitais estão revolucionando as tendências de negócios de manufatura 5
2.3 Como a tecnologia transformadora impulsiona a inovação da fábrica digital 5
2.4 Como configurar uma fábrica digital para o seu negócio 6
2.5 5 princípios-chave para garantir o sucesso de uma fábrica digital 7
2.5.1 Garantir missões claras 7
2.5.2 Colaboração orientada a propósitos com funções essenciais 8
2.5.3 Equilibrar liderança e independência da equipe 8
2.5.4 Unificação do processo de desenvolvimento com necessidades práticas de negócios 8
2.5.5 Criação de um centro de comando proativo 9
2.6 Desafios e soluções na implementação de fábricas digitais 9
2.6.1 Compatibilizar fontes de dados 9
2.6.2 Encontrar o talento certo 10
2.6.3 A inovação certa 10
2.6.4 Implementar as estratégias certas 10
3 Gêmeos virtual. 11
3.1 Quais são os impactos dessa tecnologia nas empresas? 12
3.2 Como o gêmeo digital tem sido utilizado no mercado? 14
3.3 Quais são as suas vantagens? 14
3.3.1 Promove a prevenção e correção de erros 14
3.3.2 Reduz custos 15
3.3.3 Facilita o desenvolvimento de novos produtos 15
3.3.4 Oferece capacidade de adaptação 15
4 Conclusão 16
5 REFERÊNCIa 17
INTRODUÇÃO
Nos últimos 15 anos, a tecnologia mudou muito e trouxe muitas mudanças, principalmente no campo industrial. A IoT (Internet of Things) traz algumas oportunidades para aumentar a produtividade de uma organização, ajudando a acelerar a produção. Essa inclinação está diretamente relacionada ao termo Indústria 4.0, que se refere à evolução das práticas empresariais e industriais a fim de integrar tecnologias recentemente desenvolvidas em processos produtivos com alguns benefícios (Corte Mordido, 2017).
Avanços recentes no poder de processamento de computadores, armazenamento de dados e velocidades de transferência de dados levaram ao surgimento de novas tecnologias, como aprendizado de máquina, conectividade, big data (dados massivos), computação em nuvem e Internet das Coisas. Acredita-se agora que essas tecnologias permitem uma nova revolução industrial conhecida como Indústria 4.0.
O conceito de fabrica digital e gêmeos digitais parece estar ligado a essa nova perspectiva tecnológica, visando trazer uma réplica do mundo real para um ambiente digital, permitindo a análise de todos os aspectos de objetos, equipamentos, processos e até plantas industriais inteiras, testando cenários e possibilidades antes de implementar em sua cópia física, tomando decisões mais rápidas, eficientes e baratas.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Digital Manufacturing and Design Innovation Institute, 81% das empresas pesquisadas acreditam que a digitalização dos processos industriais é a chave para se manterem competitivas no futuro, enquanto apenas 14% acreditam que estão hoje totalmente equipadas com as habilidades necessárias e conhecimento.
Este artigo tem como objetivo explorar os conceitos teóricos de gêmeos digitais e tecidos digitais, apresentando explicações e ideias.
Fabrica Digial
Assim como os processos de engenharia simultânea e QFD, eles melhoram o desenvolvimento de produtos, reduzem o tempo de retorno de todo o trabalho e levam ao produto as características esperadas pelo mercado. A fábrica digital é uma ferramenta poderosa para planejar ações de engenharia de manufatura. Consiste em vários softwares que podem avaliar o desenvolvimento de métodos de fabricação adequados aos produtos a serem produzidos, simular o desempenho da linha de produção, avaliar a operação de forma ergonômica e aplicar a geometria ideal da ferramenta no caso de robôs para evitar perdas de tempo nas movimentações ou não execução das várias atividades esperadas. Aumento da segurança do desenvolvimento das instalações em menos tempo para aumentar a produtividade é a expectativa da fábrica digital (MENGES, 2005). O objetivo da fábrica digital é alcançar a otimização no desenvolvimento de processos e equipamentos por meio de simulação, com base em modelos de produtos desenvolvidos digitalmente (HAEPP; GERING, 2002).
...