Fabrica Soft
Artigos Científicos: Fabrica Soft. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: erteles • 27/2/2014 • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 479 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
1.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste projeto é desenvolver um plano de negócios para a criação de uma fábrica de softwares. Com um mercado consumidor de TI cada vez mais exigente, apresentamos um modelo que supra com eficiência /* as necessidades de terceirização desse tipo de serviço, tanto para clientes de pequeno quanto para clientes de médio e grande porte, pois a procura por esse novo modelo de empresa é crescente devido a facilidade herdada de novos conceitos de engenharia de software e desenvolvimento de sistemas aonde o foco está no desenvolvimento ágil, ou seja, procuraremos adaptar o plano de negócios a esse mercado crescente com o desafio de produzir softwares a um baixo custo e de qualidade, atendendo as exigencias do mercado, focados também na agilidade e novas tendencias que serão acompanhadas com a interetividade de nossos clientes.*/ alterado por Eric Teles
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Com a crescente demanda por serviços de desenvolvimento de sistemas nos mais diferentes ramos de atuação, as Fábricas de Software se apresentam com modelos de estruturação fortemente coesos, cujos processos de produção podem e devem se apoiar no conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, possibilitando um grau de evolução elevado o bastante para se firmar como uma alternativa de solução viável aos anseios de prazo, custo e qualidade requeridos pelo mercado consumidor.
Cresce automaticamente junto a essa demanda o mercado brasileiro de software e serviço, de 2011 para 2012 o crescimento registrado foi de 27,7% [1]. Para 2013 a previsão é de crescimento próximo aos 15%, sendo o país com a maior perspectiva de crescimento dentre os principais desenvolvedores de software do mundo. Vide gráfico 1.
Gráfico 1
Com uma perspectiva de crescimento de 400% nos próximos 10 anos [2], visando justamente esse mercado em franca expansão, estabeleceremos nossa Fábrica de Softwares através de uma proposta de desenvolvimento com importantes melhorias em relação às empresas já atuantes no mercado.
Atualmente no mercado as Fábricas de Software têm sua concepção baseada em alguns aspectos comum, como processos-padrão definidos para que um novo projeto possa sempre ser realizado de maneira mais ágil; melhoria contínua dos processos, onde as empresas após cada projeto aperfeiçoam seu estoque de códigos, já que os mesmos serão reaproveitados em outros projetos; a correta alocação dos perfis a determinadas funções evitando o desperdício de mão de obra, garantia e controle da qualidade sendo que o projeto é avaliado durante toda sua execução para minimizar problemas na implantação e por fim, boa comunicação tanto entre os clientes internos e externos para que erros não sejam cometidos por falta de comunicação.
A Fábrica de Softwares a ser desenvolvida trará algumas melhorias em relação à estrutura padrão utilizada hoje no mercado, como principais diferenciais teremos: /*utilização da Metodologia de Gerenciamento de projetos ÁGIL que visa constante aplicação em novas tecnologias que permitirão o desenvolvimento mais ágil, onde o desenvolvedor poderá focar ainda mais na personalização e tarefas mais objetivas, pois haverá uma divisão de trabalhos de acordo com os setores da fábrica de software, utilização de linguagens orientas ao objeto, que visam a criação de várias “classes e objetos” como um “estoque”, que podem ser utilizados em projetos separados, agilizando desenvolvimento e atendendo pedidos específcos dos clientes, um alto padrão de qualidade que surge desse conceito, pois se um objeto foi testado em outros projetos o mesmo não terá necessariamente que ser “retestado”, reduzindo assim o custo do produto final, pois quanto menor as horas de testes, menos serão as horas de desenvolvimento.
Haverá um amplo estudo para desenvolvimento de uma gestão de processos,pois é necessário conhecer do processo do cliente para uma rápida apresentação de soluções, mantendo as áreas da empresa em constante comunicação interna para que não haja, principalmente retrabalho no desenvolvimento do software.
Um gerenciamento de recursos que interligue as necessidades dos clientes com as dúvidas dos desenvolvedores alocados aquele projeto, garantindo que o desenvolvedor designado para a função conheça do assunto especificado no projeto do cliente, evitando realocação de recursos, mantendo assim os prazos compromissados com o cliente.
Área de gestão de qualidade de software que verificará e acompanhará os testes pré e pós produção, garantindo assim a entrega de um produto que atenderá as necessidades especificadas pelo cliente.
Área de suporte que atenderá o produto na fase de produção atuando como um HelpDesk.*/ alterado por Eric Teles
buscando assim a redução dos custos de administração e produção para obter vantagem competitiva.
1.3 METODOLOGIA
2 RAMO DE ATUAÇÃO
O mercado de desenvolvimento de softwares em 2012 direcionou 22% dos seus investimentos para criação de aplicativos mobile e serviços de nuvem??????, com a projeção de à partir de 2013 a 2020 de investir até 90% nesta área. Diversos fatores interferem nessa alteração tão elevada de investimentos, como crescimento da mobilidade da informação????; desenvolvimento do setor de smartphones e tablets e queda no mercado de desktops.
Paragrafo sobre mobilidade da info
Paragrafo sobre crescimento de smart e tablets
Paragrafo sobre queda do mercado de pcs
...