Fabricação Antibióticos Beta Lactâmicos
Por: Felipe Guarana • 9/2/2017 • Seminário • 338 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
Cristalização
Durante esta etapa a água com penicilina proveniente da extração vai para um tanque pulmão e em seguida sofre um processo de filtragem que retira as impurezas insolúveis da mistura. Em seguida é adicionado butanol a mistura, que auxilia o processo de cristalização da penicilina.
Segue-se então para um cristalizador a vácuo, que opera em baixíssima pressão, e é inserida uma corrente de vapor em alta temperatura. Esta corrente de vapor promove a evaporação de maior parte da água e permitindo o processo de cristalização.
Figura .... Cristalizador a Vácuo
[pic 1]
Fonte: http://phachema.com/wp-content/uploads/ngg_featured/vacuum-evaporator-crystallizer.png
Por fim, a penicilina cristalizada ainda úmida é colocada em uma centrífuga de cesto, de modo que os cristais são colocados em um cesto e forçados a girar a altas velocidades, forçando a água e butanol remanescentes a se separarem dos cristais de Penicilina.
Figura .... Centrífuga de Cesto
[pic 2]
Fonte:http://penicillin.wikispaces.com/file/view/basket_centrifuge.JPG/111454471/basket_centrifuge.JPG
Purificação
Em seguida deve-se purificar a penicilina G obtida em cristais, que pode ser feita a úmido com o filtro Seitz (quando ainda existe uma grande quantidade de água presente) ou utilizando o spray dryer (operação a seco). A principal função desse processo de purificação é retirar todo o resquício de água presente deixando apenas a penicilina cristalizada pura.
Figura .... Filtro Seitz e Spray Dryier respectivamente.
[pic 3] [pic 4]
Fonte:http://www.pall.com/images/Biopharmaceuticals/aksfig2.jpg
http://photos1.blogger.com/blogger/1099/2212/1600/Alas.jpg
Além disso o Butanol e Acetato de amida são recuperados no fim do processo por destilação fracionada a fim de serem reutilizados no processo.
A penicilina pura obtida pode então ser processada para ser colocada em comprimidos ou xaropes e embalada para comercialização.
REFERENCIAS (Guarana)
TAVARES, Walter. Manual de Antibióticos e Quimioterápicos Antiinfecciosos. 2a. ed. [S.l.]: Atheneu, 2001. 100 a 212 p.
DE SOUZA MENDES SANTOS, CRISTINA D’URSO.VISÃO DE FUTURO PARA PRODUÇÃO DE ANTIBIÓTICOS: TENDÊNCIAS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. 2014. 216 p. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação (Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - EQ, UFRJ, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em:
...