Ferramentas de Qualidade – Parte 2
Seminário: Ferramentas de Qualidade – Parte 2. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellecoffone • 27/9/2014 • Seminário • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 377 Visualizações
IMPORTANTE: Esta atividade vale 6,0 pontos e será avaliada pelo seu tutor para compor a nota do 1º bimestre. Você deverá realizá-la individualmente e postá-la no campo indicado ao final da página.
Atente-se ao prazo de entrega!
Dúvidas? Entre em contato com seu tutor ou acesse o ícone Por onde começar.
Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF".
Bom trabalho!
Tema 3: Ferramentas de Qualidade – Parte 2
No que se refere ao contexto das tecnologias de gestão, destacam-se as ferramentas de qualidade e é justamente em torno delas que se desenvolverá essa atividade.
Para realizá-la, considere o seguinte cenário:
Uma empresária, adepta das boas práticas de qualidade de vida, recebeu uma herança e resolveu investir em uma academia de ginástica. Após três meses, a academia já estava em pleno funcionamento.
Infelizmente, depois de algum tempo, vários clientes estavam insatisfeitos e começaram a se desligar da academia. A empresária, muito preocupada, contratou o escritório de consultoria de qualidade em que você trabalha.
O consultor de qualidade designado para o serviço iniciou bem o trabalho, levantando as causas dos problemas, propondo algumas métricas de controle e planos de melhoria. Acontece que o consultor deixou o trabalho semanas depois por conta de um compromisso particular e você teve que assumir o lugar dele. Você tem relatórios e gráficos para interpretar e precisa propor soluções.
Portanto, o objetivo da atividade está relacionado a aplicar técnicas, conceitos e ferramentas de qualidade para lidar com situações concretas, o que é importante para o desenvolvimento de suas habilidades práticas.
Vamos aos passos!
Passo 1: Neste passo, você deve construir análises sobre as relações de causas e efeitos que se verificam na realidade da academia de ginástica. Para tanto, considere que:
Um dos relatórios deixados pelo consultor anterior apontou algumas das razões da insatisfação dos clientes da academia, destacando os seguintes pontos:
As pessoas saem da piscina com os olhos ardendo, suspeita-se que o pH da água esteja fora dos limites, acima ou abaixo do que é considerado recomendável.
Das 10 esteiras de corrida disponíveis, cinco estão com defeito no marcador de velocidade.
Dois clientes passaram mal na primeira aula de “spinning” porque a avaliação médica não foi eficaz.
Foram contratadas duas profissionais com o mesmo perfil técnico, uma rivaliza com a outra e ambas não atendem os clientes corretamente.
Agora você precisa desenvolver um diagrama de qualidade que evidencie como todas essas causas têm como efeito a insatisfação dos clientes.
Sua tarefa é, portanto, elaborar o Diagrama de Ishikawa para apresentar causas e efeitos. Lembre-se de que o Diagrama de Ishikawa permite relacionar causas e efeitos com base em quatro grupos de causas: material, mão de obra, máquinas e métodos.
Atenção:Para o desenvolvimento do gráfico, utilize o template disponibilizado: clique aqui . Para este passo, desenvolva especificamente o que está solicitado no slide 3 – Diagrama de Ishikawa.
Passo 2: Neste passo, é importante que você trabalhe com os princípios analíticos relacionados ao gráfico de controle como ferramenta de qualidade. Então, parta do seguinte contexto:
O consultor de qualidade sugeriu que o pH da água fosse avaliado durante 10 semanas.
As informações foram reunidas em forma de tabela e em forma gráfica:
Informação adicional: o pH (potencial de hidrogênio) é uma medida que verifica se a água está ácida (pH baixo) ou alcalina (pH alto). Sua escala varia de 0,0 a 14,0. Em piscinas, o pH deve ser mantido entre 7,2 e 7,6. Se o pH estiver acima do limite ou abaixo do limite, a água pode causar irritação nos olhos e danificar os equipamentos da piscina.
Agora sua tarefa é a de construir uma breve análise do pH da piscina da academia de ginástica ao longo das 10 semanas, indicando se, a cada semana, o pH está acima, dentro ou fora dos limites considerados aceitáveis: ou seja, pH maior que 7,2 e pH menor que 7,6.
Importante: Sua análise deverá ser apresentada em formato de texto, com no mínimo 10 e no máximo 20 linhas.
Passo 3: Neste passo, você deve retomar aspectos relacionados ao desenho de processo. Tenha em vista que:
Agora você precisa rever processos, o que é um passo crítico quando se busca qualidade nas empresas. Você resolve começar pela piscina, já que obteve os dados do passo anterior. A estratégia é saber qual é o processo correto para regular o pH da piscina e verificar qual processo está sendo aplicado. Com base nisso, o processo aplicado talvez precise ser revisto. São feitas duas entrevistas: uma com um técnico externo especialista em manutenção de piscinas e outra com o funcionário que limpa a piscina da academia atualmente.
Entrevista com técnico externo especialista em manutenção de piscinas:
Um especialista em tratamento de piscinas resume o processo de regulagem do pH da seguinte forma:
Inicialmente deve ser medido o pH da água com uma FITA TESTE.
Se o pH estiver baixo, deve-se aplicar elevador de pH da seguinte forma:
Se o pH estiver alto (acima de 7,6), deve-se aplicar um rebaixador de pH:
É
...