Fichamento: As Possibilidades Do Uso De Jogos Para O Ensino De Probabilidade E Analise Combinatória
Dissertações: Fichamento: As Possibilidades Do Uso De Jogos Para O Ensino De Probabilidade E Analise Combinatória. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Markusmr10 • 18/11/2013 • 326 Palavras (2 Páginas) • 765 Visualizações
O presente artigo foi apresentado na XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM-2011), no Recife, Brasil.
O presente trabalho tem como objetivo fazer com que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio aprendam de uma maneira mais prazerosa os conceitos e técnicas aplicadas no estudo de Princípio Fundamental da Contagem, Probabilidade e Análise Combinatória. Para atingir tal objetivo os autores fazem uso dos jogos, nesse caso jogos de azar. São chamados de jogos de azar, aqueles jogos que não dependem da habilidade do jogador, e sim da sua sorte ou azar.
. Os autores desse artigo foram motivados a desenvolver tal trabalho porque perceberam através de análises de livros didáticos, polígrafos produzidos nas escolas de sua região, de trabalhos apresentados em eventos que participaram que o ensino de Análise Combinatória, de um modo em geral, tem sido apresentado de maneira expositiva.
“Os jogos foram, em diversos momentos, esquecidos de serem utilizados na sala de aula, principalmente no ensino médio, pois para a comunidade em geral a Matemática é uma disciplina rígida, séria, em que não se pode brincar, jogar, utilizar-se da ludicidade de um material, isso gera uma triste realidade que pode levar a falta de motivação dos alunos.” (Freitas e Silveira, 2011)
Posto isto, e apoiados nas palavras da autora Smole (2008): “Todo jogo por natureza, desafia, encanta, traz movimento, barulho e uma certa alegria para o espaço no qual normalmente entram apenas o livro, caderno e o lápis.” Freitas e Silveira acreditam que o ensino dos conteúdos de Principio Fundamental da Contagem (PFC), Probabilidade e Análise Combinatória (AC), pode ser ensinado de forma diferenciada. Para isso eles propõem o uso de jogos de azar. Pretende-se com essa nova metodologia que os alunos a partir do contado com esses jogos possam construir seus próprios conceitos; posteriormente seriam a apresentadas as formulas para tais cálculos, possivelmente os alunos já teriam mais facilidade para assimilar tais formulas, visto que muitos talvez até tenha pensado em algo próximo de tais formulas.
...